Hoje foi o segundo dia de curso do curso de MPI/OpenMP.

sgi Altix 4 processadores itanium 2

Hoje nos colocamos as mãos nessa brinquedo que a SGI trouxe para nos brincarmos. É um Altix 350 com quatro processadores Intel Itanium-2 de 64 bits e clock de 1.5Ghz e com 24 gigas de memória RAM.

Barramento NUMA na Altix

É uma máquina de memória compartilhada que usa a arquitetura NUMA de acesso de memória. Na foto acima as duas vias do link físico do barramento de memória entre as máquinas.

Frente do altix

Nessa foto as duas “gavetas” dele. Na esquerda são as entradas dos HDs e na direita os coolers.

Altix cooler

As ventoinhas podem ser retiradas e limpadas sem que o computador seja desligado. Tudo muito bem pensado.

A máquina roda Suse Ainda não pude tirar proveito de multithread mas aprendi dicas valiosas sobre como otimizar o desempenho do código sendo legal com o cache do processador e usando diretivas de compilação. É impressionante como você pode otimizar seu código com isso.

Também usei hoje um compilador da Intel. Nos testes que fizemos os binários compilados com ele ficaram absurdamente mais rápidos que os compilados com o gcc.

Também é impressionante como é mais fácil a programação com openMP do que com MPI. Grosso modo, bastam algumas diretivas de compilação e pronto.

ComputadorUma máquina dessas você não compra tão cedo, custa em torno de U$30.000. Dê uma olhada nos mais baratos processadores, placas de vídeo e memórias. Buscapé.