Relógio de Bolso

O time é um comando que você pode usar para determinar quanto tempo um determinado comando levou para ser executado.

Você encontra o time em qualquer Linux, mas é importante saber que existe o time pode está embutido no terminal que você está usando e/ou pode ser encontrado no /usr/bin. O time que você deve está procurando é o /usr/bin/time.

Vou mostrar um exemplo de quanto tempo o wget levará para acessar este site e baixar uma página.

/usr/bin/time -p wget -nv www.eupodiatamatando.com

Usei o parâmetro -p para o time dar uma saída amigável. O que vem a direito daí já é o comando em si. A saída para essa linha de comando é algo assim:

real 2.98
user 0.00
sys 0.00

Real, é o tempo que levou de verdade, quase 3 segundos, algo como o que você mediria num cronometro. User, o tempo de kernel que ele utilizou. Sys, o tempo de cpu utilizado. Claro que nenhum levou de fato tempo 0, isso é um erro para valores muito pequenos.

Para programas que levaram muito tempo para terminar é útil você direcionar a saída do time para um arquivo, mas não é fácil fazer isso com os pipes. Eis uma solução do próprio time:

/usr/bin/time -p -o /tmp/tempo time 10 &

O comando time 10 vai demorar 10 segundos para acabar, o time vai cronometra-lo e guardar a saída no arquivo /tmp/tempo. O símbolo & no final da linha de comanda deixa todo o comando em background deixando você livre para deslogar enquanto o programa é executado.

Isso é muito útil quando se precisa medir o tempo de execução de um programa que vai levar horas (ou dias!) de execução e você precisa deixar a máquina livre para que outros usuários usem.

Relógio Se essa solução não te serviu experimente uma mais old scholl. Aproveite e compare preços de relógios de todos os tipos no Buscapé.