Formatura UFC 2008Esse post interessa apenas aos meus colegas de curso.

Se trata de assuntos da formatura da minha turma.

É um apanhado do que já foi discutido e alguns detalhes das últimas duas reuniões com as empresas especializadas em eventos.

Eu vou ficar postando isso aqui no blog porque é mais conveniente pra mim e porque fica mais fácil o acesso pra todo mundo.

Para ler o restante do post, clique nesse link “Continue Reading”. :P

Um Pequeno Histórico

Para começar vou fazer aqui uma pequena recapitulação do que já ocorreu.

Depois de algumas discussões e impasses sobre a data da formatura, eu lancei uma proposta e várias pessoas acataram (a maioria). Data não é mais uma discussão em pauta. Outro detalhe importante é quem assinou (através de comentário como ficou claro) a intenção de participar.

Os que assinaram:

  1. Heraldo José Araújo Carneiro Filho
  2. Camila Helena Souza Oliveira
  3. Ana Wládia Gomes Fonseca
  4. Carlos Eduardo Barbosa
  5. Mário Sérgio de Oliveira Filho
  6. Ana Karolinna Maia de Oliveira
  7. Rafael Ivo
  8. Luciana Paiva
  9. Ivan Leite
  10. Cibele Matos Freire
  11. Jivago J. Alves
  12. Liane Cartaxo
  13. Andrei Sampaio Braga
  14. Thiago Silva Bezerra
  15. Bruno Góis Mateus
  16. Débora Farias Frota
  17. José Maria Silveira Neto
  18. Ronan Pardo Soares
  19. Anderson Viana de Oliveira Mesquita
  20. Helber Wagner da Silva
  21. Felipe Delson

Essa lista não está de forma alguma fechada nem para entrada nem para saída. É do meu interesse que ela cresça, de forma que quem desejar entrar por favor em pronuncie de maneira clara, através de um comentário nesse post ou através de email.

Eu arrendondo o número de formandos para 20 por conta de outras duas pessoas que vieram falar comigo mas ainda não colocaram o nome na lista. Peço a elas que coloquem o quanto antes. A lista foi atualizada e adicionada alguns nomes.

É somente em cima desses números que se pode trabalhar. Não adianta falar em 30 ou 40 formandos, o que existe são 20 pessoas comprometidas, até agora. São a essas pessoas que eu posso consultar ou avisar alguma coisa.

É importante fixar um número inicial porque mais a frente isso será necessário para se calcular orçamentos preliminares. Quando esse número aumentar as parcelas por pessoa não irá aumentar.

Como as coisas vão caminhar

É importante que todos tenham consciência de alguns detalhes antes de prosseguirmos. O que eu estou tentando fazer é colocar a festa de formatura pra frente, fazer a coisa caminhar, porque isso não estava acontecendo sempre devido a discussão excessiva de detalhes insignificantes.

É uma formatura de muitas pessoas e cada pessoa tem gostos e preferências diferentes e variadas. Não é possível conciliar todos os interesses simultaneamente então a heurística primeiramente adotada na hora de tomar uma determinada decisão vai ser agradar o maior número de pessoas.

Mas eu tenho consciência que em diversos momentos os prazos são curtos e decisões tem que ser tomadas imediatamente e não haverá a possibilidade de consultar todos. Nesses momentos se procura usar o bom censo, mas inevitavelmente as decisões vão pender para quem estar presente no momento.

As coisas só irão caminhar se houver concessões por parte de todos. Eu espero que todos nós sejamos capazes de declinar e ouvir sempre que necessário. Dito isto, vamos em frente.

Deliberações

Fora a data, há alguns pontos que já foram pensados e que eu já tenho como parcialmente fechado. Digo parcialmente porque foram a opinião da maioria ou simplesmente não houve manifestação desfavorável.

  • Uma formatura simples. Muitas pessoas mostraram o interesse por uma festa que não custe muito um valor muito alto. O prazo para o pagamento das parcelas vai ser curto, logo as parcelas vão ser mais altas. Isso deve se refletir em vários detalhes, como decoração ou convite.
  • Local coberto. Como a festa será no mês de Abril (2008), há grandes chances de chover no dia da festa. Já vi belas festas serem arruinadas por chuva. Por isso é importante um lugar coberto.
  • Convite simples. Alguns convites custam bem mais que o valor gasto para colocar alguem dentro da festa. Sim, o preço do convite mesmo de papel. Convites aveludados, com capa dura e inscrições douradas não são uma opção barata.
  • Placa de Formatura. Haverá uma só placa de formatura, com as fotos de todos os concludentes, nomes de professores homenageados e todas essas coisas que já são de praxe. Tudo em mármore e vidro, como também é de costume. Aqui vão entrar nome e foto de todos, não só os que querem ter festa.
  • Não haverá missas. Esse foi um pedido da maioria, dado a diversidade religiosa,não praticantes e não religiosos. Isso é claro se abate no custo total. Todavia não há impedimentos para aqueles que assim desejarem se reunirem e organizarem os procedimentos necessários para realizar uma celebração religiosa, e é claro, pagar por tudo isso.
  • Não haverá aula da saudade. Outra celebração cortada para se reduzir custos. A maioria a considerou desnecessária.
  • Decoração simples ou alternativa. Há um custo significante em arranjos florais. Esses custos podem ser remanejados para algum tipo de decoração mais baseada em luzes e efeitos técnicos (que efeitos e que luzes seriam essas eu não faço a menor idéia). Outra opção é minimizar essa decoração floral já que ela não se enquadra muito bem dentro do perfil da ocasião.

Se eu não esqueci nada, eram esses os pontos.
A reunião

Depois de pegar esses 20 nomes, eu liguei para 2 empresas de eventos (o Andrei também está ligando para outras) e marquei uma reunião. Foram a Mafrense através do contato da Érica e para a Celébre através do Raí.

Houveram duas reuniões na segunda-feira (23/04/2007), uma com cada empresa.

O papel dessas empresas é nos orientar em todos os detalhes até o dia do baile. Eles vão estar envolvidos em praticamente tudo. Embora que vários serviços sejam realizados por terceiros (fotografia, buffet, placa).

Nós passamos algumas informações para ambas as empresas, que ficaram de nos passar um orçamento preliminar detalhado de todos os gastos. Todas as duas nos adiantaram que o mês escolhido é de “baixa estação” o que facilita a barganha com os buffets.

Logo que as empresas me enviarem esses orçamentos eu faço um novo post, com os orçamentos e falando algo mais sobre gastos. Agora eu tenho que ir dormir.