lock cadeado secure vim criptology criptografy encryptionPouca gente sabe que o Vim é capaz de fazer criptografia de arquivos de texto.

Se você quiser escrever algum conteúdo secreto num arquivo chamado segredo.txt (não use um nome tão estúpido, é claro), digite no terminal:

vim -x -n segredo.txt

O -x é para usar a criptografia, -n para não criar arquivos de swap.

Em seguida você será perguntado duas vezes sobre a senha para esse arquivo:

Entre chave de criptografia:
Entre a mesma chave novamente:

Coloque uma senha (ela não será ecoada). Agora você poderá editar o arquivo normalmente. Quando você for abrir o arquivo novamente com o Vim você será perguntado sobre a senha, caso você erre a senha você só verá caracteres bagunçados.

Caso você esteja dentro do arquivo e deseje mudar a senha use o comando do Vim:

:set key=senha

Onde senha é a sua senha, mas isso não é uma boa idéia, porque a senha é ecoada. Para mudar a senha do arquivo sem que alguém possa ler a senha use:

:X

É um x maísculo!

Usar o Vim para encriptar pequenos segredos pode ser muito prático, mas alguém com bons conhecimentos de criptografia poderá conseguir abrir seu arquivo porque a criptografia do Vim não é forte. Para uma criptografia de peso você deve procurar programas como o pgp, Gcipher ou até um ferramenta web como o Clipperz.

Livro de criptografia livro de criptologia Para ir mais longe, dê uma olhada nos melhores preços de livros em português sobre criptografia.
Bucapé.