Você certamente já ouviu falar desse filme.

Eu havia pego esse filme, assisti um pedaço, não gostei e parei. Agora eu assisti ele inteiro e gostei bastante. :)

Poster do filme BoratBorat, 2006. É um falso documentário (mockumentary) que na verdade é um filme de comedia.

O documentário mostra a viagem de Borat Sagdiyev, o segundo melhor jornalista Cazaquistão, para os Estados Unidos numa jornada para colher conhecimentos para seu pais.

O que é falso e o que é real é um dos pontos mais intrigantes desse trabalho. Ator, personagem, pessoas reais e público se misturam. E é por isso que daqui pra baixo, podem haver spoilers.

Para entender esse filme, você tem que entender como ele foi feito.

Borat é um personagem do ator e comediante Sacha Baron Cohen. No filme só há 3 atores e 3 personagens:

  • Borat, interpretado por Sacha Baron Cohen.
  • Azamat (o segundo principal personagem), interpretado por Ken Davitian.
  • Luenell (a prostituta), interpretada por Luenell Campbell (sim o mesmo nome).
  • Pamela Anderson, interpretada pela própria Pamela anderson.

Borat Rodeo rodeio cena
Nessa enorme cena só há um ator. O restante não é de figurantes. A cena realmente aconteceu.

Pronto acabou. Todo o resto é são pessoas que não estão interpretando nenhum papel. Elas assinaram um termo de concessão de imagem para aparecer no suposto documentário.

O personagem Borat praticamente não tem pudor algum e se você vai assistir a esse filme, esteja preparado. Se você pode se ofender com cenas de nudez, racismo, palavrões etc, você é candidato a se sentir constrangido ao assistir esse filme.

Borat Jantar

Mas como um filme feito só de cenas constrangedoras consegue ser engraçado?Ele consegue e esse é uma parte do mérito desse filme. Provavelmente você vai achar esse filme mais engraçado se você assistir sozinho, mais livre de pudores.

Borat culto evangélico
Essa cena também foi real

O filme tem tanta realidade que quase se enquadra no Dogma 95. :)

Borat usa uma forma de humor já bem comum na televisão, se Sílvio e Vesgo do Pânico fizessem um filme seria como algo parecido com Borat (fica minha dica pra eles). Porém fazer um filme nesse estilo é muito complicado, as chances de serem processados ainda durante a produção são grandes.

Para mim Borat é um marco no cinema de humor. Borat é um humorista no sentido mais tradicional, humor de rua, desses que conseguem pensar muito rápido e fazer piadas utilizando os elementos que se tem ao redor.

Borat crowd multidão nova york new york bora borati
Sim, eu também achei ele parecido com o Fred Mercury.

Curiosidades:

  • Kid Rock, o marido de Pamela Anderson pediu divórcio depois de assitir o filme. (Kid Rock lá é nome de gente)
  • A polícia foi chamada 91 vezes durante a produção do filme.
  • Não houveram filmagens no Cazaquistão e não há nenhuma fala na língua Cazaque.
  • Várias pessoas perderam seus empregos por conta do filme. Jornalista da televisão onde Borat é entrevistado e produtores do rodeio por exemplo.

O veredito são 4 de 5 schnauzers. Se ele tivesse retirado aquela longa cena de nudez ele um filme bem mais aceitável pelo grande público.

4 Schnauzers

É um filme que eu recomendo, mas com as devidas ressalvas. Se um dia esse filme passar na seção da tarde, vai ser num mundo muito diferente desse que nós conhecemos hoje.

Poster do filme BoratNo DVD do filme há muito mais conteúdo e várias cenas bônus que foram cortadas da versão final.  Dê uma olhada nos melhores preços do DVD do Borat. Buscapé.