Confesso que quando eu ouvi falar pela primeira vez do do OpenMoko eu não botei muita fé mas agora vendo eles a venda eu tenho que mudar meus conceitos.



Por U$300 já é possível por as mãos no modelo Neo1973.
Ele vem com:
O Openmoko é um projeto para criar um telefone usando software livre. O modelo que já está a venda é o Neo1973, uma homenagem a primeira ligação feita por um celular por Martin Coope em 1973. A palavra Neo simboliza o novo, uma alusão que esse celular será o novo ano de 1973.
O Neo1973 que está a venda agora (GTA01) difere da versão que será vendida posteriormente para o grande público (GTA02), que terá mais funcionalidades de hardware e software. Este agora é voltado para desenvolvedores, hackers e entusiastas. Com certeza é o melhor brinquedo que se pode ter no momento.
O Neo1973 nesse momento está sendo vendido em duas opções:

O Software
Um telefone construído sobre Software tira muita vantagem de software. Já existe todo um imenso framework de bibliotecas e softwares livres que podem ser utilizados.
Este gráfico mostra um resumo das bibliotecas utilizadas e suas relações. As vermelhas foram as criadas pelo projeto Openmoko, as outras já existiam.
As principais bibliotecas utilizadas são:
Openmoko também é o nome da distribuição para ser usada nos aparelhos.
Aqui um diagrama da pilha de softwares da distribuição:
As caixinhas de borda branca foram as implementadas pelo projeto Openmoko. As demais já existiam antes.
O Hardware
Algumas fotos do Neo1973 pelado, sem sua carcaça:


Algumas informações do Hardware:
A Interface
A interface é construída sobre GTK mas tem vários widgets próprios por questões de aparencia.
Alguns screenshot abaixo são das versões de desenvolvimento.
Agenda:

Buscando um nome na agenda:

Calculadora:

Lembre-se que para trazer esse ou qualquer outro aparelho legalmente para o Brasil você terá que pagar as taxas de importação.
Para comprar o aparelho clique aqui (as vezes fora do ar devido ao excesso de tráfego).
Como eu tenho certeza que a primeira coisa que vão dizer é “Mas o iPhone faz …” vou logo comentar isso.
Eu não vejo esse telefone como um concorrente para o iPhone, embora ele tenha potencial nas versões futuras para isso.
Mas eu posso citar algumas vantagens obvias dele:
Mas ele não é e nem pretende ser um iPhone. Não foi esse o desafio proposto. O Neo1973 é um celular 100% GPL e isso o Openmoko conseguiu.
Se você quer comprar um celular aqui no Brasil mesmo mas sem Linux, dê uma olhada nos celulares mais caros do Brasil e nos mais baratos. Buscapé.
Favorited a video: Apple Introduces Revolutionary New Laptop With No Keyboard
Sun compra empresa de Cloud Computing Q-layer http://tinyurl.com/9fzplo
pra começar mal o dia ó_ò http://tinyurl.com/8foe3g
"Israel diz que Vaticano faz propaganda pro Hamas". ô_ô -what?! http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u487447.shtml
Comprei uma câmera bem simplezinha e barata da Oregon Scientific, vai dar pra quebrar um galhão, e além de foto grava som e vídeo.
Eu juro que eu vi, um Windows com um senhas.doc na Área de Trabalho. ó_ò E não, não era um honeypot.
Updated status: em reunião
Será que foram as férias na Bahia que deixaram Sarkozy conseguindo amansar todo mundo?
69 comentários
Elias
July 9, 2007 em 5:30 pm
=OOOOO
interface feia (especialmente a seleção em lista), mas nada que um tema GTK não resolva
clearlooks *_*
Silveira
July 9, 2007 em 6:08 pm
Acredito que os temas sejam totalmente personalizáveis já que é tudo GTK.
Daniel F. Martins
July 9, 2007 em 7:08 pm
Caraca… sensacional o post. Vou pesquisar mais sobre o bicho agora!!
Valeuuu
mofo
July 9, 2007 em 7:28 pm
O duro vai ser comprar este telefone no Brasil… se tiver de importar por “conta e risco”, vão ser muitos R$ de imposto…
hev
July 9, 2007 em 8:27 pm
Puxa, muito interessante o post. Tomara que alguma operadora brasileira se interesse em vendê-lo.
Silveira
July 9, 2007 em 9:07 pm
Operadora ou loja, porque ele não vem bloqueado.
Vamos esperar um pouquinho, o projeto ganha maturidade, com o público crescendo, o preço cai ainda mais e quem sabe trazem pra cá. Não custa sonhar.
Lorena
July 9, 2007 em 9:11 pm
O celular ja me ganhou qdo:
“Por U$300 já é possível por as mãos no modelo Neo1973.
Ele vem com:
Diplay colorido VGA de 2.8 polegadas.
Touchscreen, que pode ser usado com a caneta stylus ou com os dedos.
Processador Samsung System 266MHz (SoC).”
E vc realmente me “vendeu” o aparelho qdo disse da maleta pra todo mundo pensar q vc tem uma bomba heheheh
Kct
July 9, 2007 em 9:27 pm
Pena que é Linux…
mofo
July 9, 2007 em 9:56 pm
Eu até penso em esperar outubro chegar e pedir um destes, mas não sei como fica a importação de um equipamento desse tipo sem a homologação da ANATEL…
Diego
July 9, 2007 em 10:07 pm
Excelente o post!!
Achei muito bom o telefone..
Espero que venha pro Brasil ^^
Se não vim espero que consigam traze-lo em um preço acessivel hauha
Junior
July 9, 2007 em 11:03 pm
KCT se vc acha ruim ter um celular que tem linux então espera sair um com windows.
*Espero que ele venha com as teclas especiais ctrl+alt+del pra tu não ter que tirar a bateria dele pra reiniciar toda vez que ele travar
Roger de Almeida
July 9, 2007 em 11:21 pm
Mas o telefone precisa de homologação da ANATEL?? Esta agência governamental é para regular o setor, normatizando o serviço e não aparelhos.
Se fosse assim, cada estrangeiro que viesse ao Brasil, não poderia usar o seu celular sem antes ir a Brasília, enfrenar uma fila para receber um carimbo de ‘Aprovado’ de um burocrata.
Apenas o celular tem de atender as normas técnicas das operadoras (GSM, TDMA) essas coisas.
Mas trezentos dólares é muita grana para o brasileiro, mesmo com o dólar a 1,89 (preço de hoje) não sairia por menos de mil reais por conta dos impostos e lucro de quem vende.
[]
Roger
andersonvom
July 9, 2007 em 11:48 pm
mesmo custando 1000 realetas, ainda esta no preco se comparado aos modelos “mais avancados” por aqui.
Viajando: “voce esqueceu o celular em casa, mas nao tem problema pq vc pode entrar por ssh nele e olhar o telefone que precisa ou baixar sua agenda de compromissos!”
ai ai…
Sombriks
July 10, 2007 em 12:54 am
huehuehuhauhauheaue, a do ssh foi lesga e faz sntido!
véio, imagina as doidices que vão aparecer em celular com um negoço desses (melhor que homebrew)
E eu gostei do tema!
Kct
July 10, 2007 em 9:38 am
O Linux nem precisa das teclas Ctrl+Alt+Del porque ele não funciona mesmo. Aliás, Linux pra quê? Pra rodar só meia dúzia de programas nerds?
Sergio
July 10, 2007 em 10:24 am
MUITO Legal esse Celular com Linux, agora sim teremos como obter aplicativos decentes para celular, de forma mais democratica, e ao comentario do “Kct” Linux traz uma grande vantagem em cima de outros sistemas, sao mais de 1 milhao de programadores de linux contra pouco programadores de sistemas “pagos”.
E sim, linux sempre funcionou melhor, muito melhor, que o windows no pc, pq nao funcionaria melhor q os outros no celular?
Ivan
July 10, 2007 em 10:34 am
Kct, que comentário infeliz… (com trocadilho e tudo hehehe)
Eu tava vendo esse celular outro doia no youtube e a interface dele era baseada no enlightenment, mudaram de ideia pelo jeito, e os caras tavam trabalhando pra fazer ele rodar vídeo em tela cheia satisfatoriamente…
falando em tela, 640X480, bela tela heim!!!
O GTA02 parece que vai ter aceleração 3D e 2D… entre outra coisas, creio (mais memória? processador?)… acho que já sei qual meu próximo celular ^^
Por fim, pelo tamanho da placa dele, bem que dava pra ser menorzinho nera não? hehehehe
Kct
July 10, 2007 em 12:00 pm
Eu adoro provocar a turma do Linux!
Kct
July 10, 2007 em 12:01 pm
Afinal… pra que serve o Linux?
fochiro
July 10, 2007 em 12:54 pm
Sei la
achei ele massa e talz
Mas eu vo continua com meu sony ainda
Devido ao meu trabalho, eu tenho que usar um cel com camera, e nao vi nada mencionado ainda no projeto sobre cams.
Filho
July 10, 2007 em 1:06 pm
Eu queria 450 dolares, eu adoro desmontar coisas!
Silveira
July 10, 2007 em 1:44 pm
fochiro, eu li no Wiki do projeto que a versão final terá câmera.
Eu também acho câmera algo fundamental.
Kct
July 10, 2007 em 2:08 pm
Câmera é fundamental. Linux dispensável!
ratamol
July 10, 2007 em 3:00 pm
“e uma super maleta preta acolchoada para todo mundo achar que você tem uma bomba.”
pensei a mesma coisa hahahahahha
Terramel
July 10, 2007 em 7:20 pm
Esse é o celular mais rox que já vi! Quero um desses!!!!!!
Dá de 100000000000000000000000000000000000 a zero em qualquer iPhone e em qualquer outro celular!
Esse é o celular perfeito!
Eu ia postar sobre ele no meu blog, mas agora que já vi seu post não vou postar nada pois seu post está muito bem escrito e completo!
Parabéns!
Abraços
Terramel
sauron
July 10, 2007 em 7:59 pm
kct, sei naum acho que teu problema e falta de QI so isso!!! por isso vc odeia tanto o linux!!! enquanto ao aparelho um show maravilhoso queria esse brinquedo…
Kct
July 10, 2007 em 9:54 pm
Pô sauron, meu gênio, fala isso não! Então me diga: por que motivo um usuário de Windows (ou rWindows, como queira) iria migrar para um Linux? Pra ter a maior trabalheira na hora de instalar um programa qualquer? Ter que ligar pra um gurú como você pra saber como trocar o papel de parede do desktop?
Sim, porque no windows o cara instala um programa com a maior facilidade, com um ou três cliques. E no Linux?
Ah! Você vai dizer que quem usa Windows é burro ou preguiçoso, mas convenhamos, é querer reinventar a roda, não é não?
E não me venha com aquela história do preço (ninguém que eu conheça pagou pelo Windows) ou filosofar sobre a tal “liberdade do open source” - isso é papo furado nerd.
Agora vou deixar vc falar um pouco sobre a tal segurança do Linux
Ivan
July 10, 2007 em 10:27 pm
kct! Que implicância sem pé nem cabeça (ou fundamento)…
por que troquei o windows pelo linux? simples, porque eu usei o windows… hahahahahahaha
Mas linux é ruim mesmo… num serve pra nada… só pra equipar a maioria esmagadora dos super computadores do top 500 hehehehe
Kct
July 10, 2007 em 10:56 pm
Viajou…
Daniel
July 10, 2007 em 11:27 pm
Aff ¬¬’
Idiotas paga pau da MS falando mal de linux.esse povo num sabe nem formatar um PC e fala q Linux é ruim.Não tem como comparar Linux com Windows.NÃO TEM COMO!Linux é muito superior.
Mas falando do post.CARALH********************
EU QUERO UM!!!
\o/
Muito ROX
Daniel
July 10, 2007 em 11:31 pm
Ao Kct.
Tbm pra meia duzia de progamas nerds.Temos orgulçho de ser nerd.
Prefiro ser nerd com Linux do q um idiota com Winodws(esse tá perdito tsc…tsc…) mas tipo.O q eu menos uso no Linux são progamas nerds ¬¬’
Net,msn,player de música e video(q dão de 100 a 0 em qualquer um do WIndows) + os progmas nerd
Patola
July 11, 2007 em 2:41 am
Pra ser perfeito, tinha que ter câmera, GPS e Wifi, além do que já tem. Espero que um dia saia, faria concorrência ao Nokia N99 e quem sabe influenciaria a Nokia a juntar a série do N800 com os celulares.
Kct
July 11, 2007 em 10:57 am
Vamos lá nerds, sei que podem fazer melhor!
Quero que me convençam a usar Linux.
Nighto
July 11, 2007 em 12:48 pm
muito interessante, fiquei tentado a adquirir um. por ora vou brincar com o bichinho no qemu.
quanto aos comentários do kct:
1. Don’t feed the trolls.
2. Os celulares que rodam Windows (Mobile) são os melhores existentes, são MUITO melhores que os Symbian e os (hoje) lixos dos Palm. Eu realmente espero que a coisa comece a mudar de figura com o Openmoko.
Note que não sou um windows fanboy, uso Linux em casa e no trabalho.
Givas
July 11, 2007 em 3:03 pm
Bom, o celular parece bem interessante - mas o custo dos impostos vai fazer diferença, ainda que outros celulares da mesma linha fiquei mais caros ainda quando importados - fiquei tentadissimo de ter um, afinal, sendo OpenSource, dá pra colocar outras coisas necessárias nele (acessar o celular por ssh é ótima idéia kkkk)
Enquanto a discussão é sobre o Neo1973, fiquei contente, mas quando chegou esse tal “kct”, kct… q carinha chato!
Ah! só é convencido de algo quem tem mente abera para o diferente… o q não parece ter, né carinha?
sobre linux, pense de novo… será q o google compra licença do windows? e o exército americano? Ah! será que o seu provedor usa windows de ponta a ponta?
Que programa vc usa que não tem similar no linux? Ah! instalação de software!!! Claro que é dificil! já pesquisou sobre um programinha do Debian - é o q uso - chamado “apt-get”? leia e depois fale algo…
já gastei muito tempo de conexão escrevendo pra quem não quer ler…
Vou pesquisar mais sobre esse celular…
Falows!
Pol
July 11, 2007 em 4:11 pm
Humm… Dependendo sai bem barato aqui no Brasil.
Pois comprando mais de 1000 de uma vez e numa bolada soh o valor fica bem baixo.
E outra coisa, esse celular logo logo vai ser o melhor no mercado, pois ele eh totalmente customisavel e oque nao falta eh gente para fazer isso.
Quanto ao ruindows lover ai… tsc tsc
Linux roda tudo oque o ruindows tem.
Roda prorgamas nativos em C ate 60% mais rapidos doque no ruindows.
Todos os programas do Linux sao bem melhores doque o ruindows.
A unica desvantagem no momento eh o sistema de instalacao de programas, e desenvolvimento de jogos nativos para ele. E soh.
Sendo que isso eh desvantagem para LEIGOS, nada que uma lida simples num artigo qualker de 10linhas na internet nao resolva.
[]’s & Linux owns!
Garo
July 11, 2007 em 4:31 pm
Yo tb quiero uno de esos celulares. Oye KCT que burro eres jajajaja!!!
Kct
July 11, 2007 em 7:05 pm
Vamos lá nerds, sei que vocês podem fazer melhor!
Kct
July 11, 2007 em 7:06 pm
Xiii… O Chaves tá na área
mr walker
July 11, 2007 em 9:05 pm
Os ditos fãs do Linux se comportam como minorias. Por que toda vez que se toca no assunto Windows vs Linux a coisa tem que partir pro lado das ofensas?
Já usei o Kurumim e sinceramente mano, não dá!
Acho que fica valendo p queles q são curiosos e já tiveram hobbies, tipo, desmontar relógio pra ver o q tem dentro.
Só.
Sombriks
July 12, 2007 em 1:34 am
Ah, e eu querendo saber por que 40 comentários…
só um troll…
walker, escolha um vídeo:
http://br.youtube.com/results?search_type=search_videos&search_query=compiz+fusion&search_sort=relevance&search_category=0&page=
mas isso é apenas um fanboy querendo te impressionar,
o kurumin não eh pra vc, tente outra coisa. e faça um curso, só assim haverá comparação em pé de igualdade.
Rafael Gomes
July 12, 2007 em 9:47 am
(Vou esquecer o post primeiro…)
Meu caro amigo Kct,
Convencer vc a usar linux? Vamos usar somente argumentos tá? Nada de idéias vagas e chingamentos ok?
Instalar programas? Já ouviu falar do Yum e APT?
No Windows você consegue instalar um Servidor WEB Somente com um comando? Linux? yum install apache
humm… Vamos lá…
Trocar papel de parede precisa chamar um gurú? Se tu me ligar as 23:59 te mando tomar naquele lugar… rsrs Brincadeira… Então, é igual meu caro… No gnome clica com o direito e pronto!
Tem outra coisa que precisa? Somos mais seguros! Sim! Ainda não existe vírus efetivo para nós e como foi dito acima temos milhares de pessoas trabalhando todos os dias para que essa idéia massifique cada vez mais…
Do que mais precisa? Que Bill diga sim? Pensa amigo… Vc pode fazer isso sozinho ou precisa que alguém te leve pelo braço?
Vamos lá! Pede um CD do Ubuntu e faz um teste.
Se precisar estamos ae…
Kct
July 12, 2007 em 12:54 pm
E ainda por cima todos esses nomes feios, konqueror, ubuntu (aposto que é palavrão em algum dialeto africano), godzilla…
rsrs…
E claro que Linux tem vírus! A imunidade do Linux é mitologia:
http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php?codigo=1624
Carrapato
July 12, 2007 em 3:20 pm
Nao sei quem é mais imbecil… O Kct que caga com os dedos e só digita merda, ou quem responde.
Kct
July 12, 2007 em 5:00 pm
Quer coisa mais nojenta que um carrapato?
Agora parei. Gente, eu só estava brincando com o tema Linux x Windows. O assunto sempre rende e eu me divirto!
wolf
July 12, 2007 em 10:36 pm
Tive muitos problemas com Linux, principalmente na instalação.
Depois de pesquisar muito descobri o problema na instalação do Ubuntu/Kbuntu, era só digitar um texto de argumentos… Finalmente consegui instalar, mas tive mais problemas… tanto o Ubuntu quanto o Kubuntu só carregam em modo texto como se não tivesse nenhuma interface gráfica instalada! Até o login é feito em modo texto! Pra usar linux assim é preferível usar o DOS… Infelizmente cheguei a conclusão que o Linux está anos luz de ser considerado um sistema operacional (pelo menos para Desktop)…
n0cturn0
July 12, 2007 em 11:01 pm
kct….aposto que você nao sabe nem a diferença entre fat32 e ntfs e muito menos “buffers overflows”, do link que voce enviou…cara pra criticar algo voce tem que conhecer antes!!! e pelo jeito voce nao sabe nada de software livre…principalmente linux!!seu mané!!!vai la para o forum do BABOO!!!
Kct
July 13, 2007 em 12:12 pm
n0cturn0, seu emo
n0cturn0
July 13, 2007 em 5:33 pm
aff!!
Kct
July 13, 2007 em 6:35 pm
Sem sacanagem! Por saudosismo resolvi rodar o meu Kurumin e constatei que não funciona o Flash Player. Os foruns estão lotados de reclamações pro problema. Karamba (não é programa do Linux, não), nada funciona. O site aqui eu podia ta matando ficou um horror de feio! Um template tão bonito, pra ficar assim desse jeito?
Ah, e as fontes? Parece que estou escrevendo numa antiga máquina de escrever. Fontes serrilhadas e borradas!
Ok, desisto.
Só mais uma coisa: um garato ou garota de uns 9 anos poderia usar Linux (ou teria que ser gênio) ?
n0cturn0
July 13, 2007 em 10:57 pm
Cara… quando sair um celular com “Windows XP”, volte a postar por favor…
Kct
July 13, 2007 em 11:51 pm
Minha mãe poderia usar Linux?
Mas já? Vírus no Iphone, como resolver? | Sopojo.com
July 14, 2007 em 4:27 pm
[...] o Neo 1973, fabricado pela First International Computer, Inc. Vou me abster dos detalhes técnicos(quer saber?), e falar sobre o futuro do [...]
Terramel
July 21, 2007 em 12:53 am
kct: mermão, tú tá defecando pela boca. Até meu avô usava Linux. Qualquer criança usa e ele é mais fácil que Ruindows sim. Instalar um software em Linux é muito mais fácil… Se for um Linux como Ubuntu ou outro baseado em Debian, basta dar um apt-get
Existem até várias implementações de Click’n'run…
Meia dúzia de programas? Não viaja. O Linux tem muito mais programa que o Ruindows e melhor ainda… Livres e grátis!!! Free como em LIBERDADE e em CERVEJA!!!!!
Ruindows de graça? Piratão né esperto? Quer ficar usando pirata, então usa… Quero ver quem resolver abrir uma empresa… ter que tirar mais de 1000 conto do bolso pra pagar a licença dos softwares de cada máquina…
Larga de ser cabeçudo! Finalizo dizendo: Qualquer um que não consiga usar Linux hoje em dia não é porque não é gênio, e sim porque é retardado!
OpenMoko: Celular 99,9% GPL lançado. | Geek
July 24, 2007 em 1:10 pm
[...] vizinho Silveira, do eu podia tá matando, publicou um excelente review, abordando as principais características do [...]
john
August 21, 2007 em 8:48 pm
Não dê comida ao troll..
Kct
August 21, 2007 em 10:04 pm
John, seu Linuxista Marxista Radical Xiita (acho que eu devia ter te chamado só de bobo) - antes de entrar nos comentários do meu blog e deixar comentários ofensivos, podia pelo menos se preocupar em escrever em português correto. Meus sobrinhos estão rindo até agora!!!!
Bem, resumindo a minha experiência com Linux: ele é tão complicado de usar e instalar programas que você vai precisar recorrer a mágica! Criaram até uns ‘ícones mágicos’ pra te dar uma mãozinha (hehehe).
Ah tá, já vem com vários aplicativos nele, tem até o msn (’ms’ o quê?).
MMW5
September 14, 2007 em 2:34 pm
olá pessoal!
Saiu uma matéria na revista INFO do mês passado (que fui ler agora) sobre celulares e um dos que foram testados é esse do Linux. Sou apaixonado pelo Linux deste a minha primeira instalação (um cd que veio com a edição n. 3 da revista geek) e hoje uso o Suse. Resumindo a ópera: preciso ter esse bichinho! Alguém sabe se tem alguma loja aqui no rio de janeiro que vende esse aparelho? de preferência que parecele a perder de vista? huahuahua. O meu email é mmw5dot9@gmail.com AH, e antes que eu me esqueça: parabéns pelo blog, gostei muito da matéria. Vou visitá-lo mais vezes.
Loogof
September 26, 2007 em 1:22 am
Pessoal adorei o celular e espero que ele venha para o brasil desbloqueado e baratinho…..
.
Linux seria uma ideia muito criativa e faria com os horriveis Palm ou Sistemas Baseados no Windows Mobile repensem na idéia de software mobile. Tudo que é baseado em Windows tem seus problemas desde o próprio O.S (operating system) até seu derivados. O windows Meu caro amigo KCT se fosse bom não teria surgido de um furto de software como o próprio Bill gates já admitiu e mais siga a história- Veja o Filme “Piratas do Vale do silicio” História de Bill Gates e Steve Jobs– Steve dono da famosa apple com seu sistema ruim porem mais detalhado que windows Mac OS X.
A respeito do Linux não incentivo a ninguem a usar pelo simples motivo que um usuário Fanatico pelo windows w com traumas windows teria muitas questões que uma pessoa como eu que já instalou mais de 15 distribuições linux e 60 x o windows XP 30 o Windows 98 e o Windows 95 incontaveis vezes não iria te recomendar a usar Linux nunca.
Eu trabalho com informática na área de manutenção imagina se vc e muitas pessoas usam linux aonde iria para os problemas de configuração Spywares Trojans Keyllogers, todo mundo não precisaria mais ter que Crackear programas e pegar Virus com isto .. se isto acontece acaba meu trabalho e eu passo fome
Mais uma coisinha o linux é um sistema baseado em software livre, então se vc entende de programação ou gosta de novidades cria sempre algo novo se não se adapta ao que a distribuição trás e aprende a usar. E se sua vó realmente quiser usar o computador coloca o Famelix Linux Hasta la Vista que ela alem de usar um sitema que pareçe com o Ruindows da microsoft terá toda a segurança que se ela não souber programar ou mexer em Konsole (que seria o dos do linux) o Sistema dela nunca ira parar!
Loogof
September 26, 2007 em 1:25 am
e mais buffer overlow não é virus.
E não precisar se nenhum nerd para entra no Google e verificar o que seria isto.
Antes de postar tente pesquisar!
FX
October 2, 2007 em 9:26 am
Uma crítica construtiva:
Primeiramente é muito fácil saber a diferença entre um usuário Linux e um Windows. Geralmente os usuários Windows são mais sedentários, são os piores nerds (na concepção de usuários compulsivos por aparelhagem tecnológica) porque a grande maioria “se acaba” instalando e desinstalando programas com 1 ou 2 cliques e ainda, adoram trocar o Theme do PC, que o fazem quase o tempo todo (afinal, talvez seja apenas isso que realmente funcione no Windows). Diferentemente de um nerd Linux, que não é guiado como ovelha…
Comparar o Windows ao Linux é o mesmo que comparar um carro esporte automático e um carro esporte manual. Quem quer andar sem se preocupar em realmente dominar a máquina, vai de windows… já quem quer ir além, vai de Linux.
Mas… tem mercado pra todo mundo. Nenhuma atitude por parte da MS vai me convencer que eles entrarão para a turma do OpenSource, já que a MS sempre visou lucros, capital, ninguém está lá desenvolvendo porque gosta então, alguém tem que pagar a conta não é? Não sou ávido defensor do Linux mas comparar o dois, principalmente na questão de software livre, é realmente dar murro em ponta de faca… precisa ser mais moderno, pensar com suas próprias idéias, ir além do “next »” | “next »” | “next »”… Aqui no Brasil as coisas ainda não estão bem desenvolvidas porque brasileiro quer usar o que tem sem nem ler o manual de instruções, já começa por aí. Quando ele (brasileiro) aprender a ler, se interar, talvez ele domine melhor as informações e possa fazer bom uso do que têm. Ou até, construir críticas mais elaboradas ao invés de vomitar argumentos alheios.
Abs
PJohn
October 8, 2007 em 10:40 pm
Meus caros,
Primeiro não temos que convencer ninguem a usar o Linux, mesmo por que, quem gosta dele sabe qual o seu potencial.
Os gurus desenvolvem ferramentas para implantar e chamar os MS-Users para o uso do linux e a MS utiliza o conceito para “aperfeiçoar” seu SO.
Em SO para server Linux SO para estaçao MS, pois qualquer i… sabe mexer, alias pra que deixar o usuario saber que o server e um LDAP, abrindo o menu iniciar ele consegue usar sem crise.
Por isso que pra cada “novo” conceito “MS novo ano” eias que encontramos trabalhos publicados pela comunidade linux, então? “Você pode dominar a maquina e montar seu SO, ou, pegar pronto e usar”. Como kits de miniaturas de avião, se gosta compra as peças, leva um tempo e sinta orgulho de montar seu teco-teco, ou compre um teco-teco na loja pois você so que mesmo usar…
Kct
October 9, 2007 em 8:36 pm
Resumindo o que vc disse, o Linux é uma porcaria, e ponto.
Leo Santos
October 10, 2007 em 12:04 pm
placar Atual:
Kct - 17
Outros - 27
Bem essa foi o score de uma olhada rápida nesse debate.
hahaha!!!! o “Não dê comida ao troll..” foi o melhor argumento até agora!!!!
Wagner de Queiroz
March 22, 2008 em 12:43 am
Bem. O bicho é caro sim. Vamos fazer as contas:
–300 pelo bicho
–60% de 300 de imposto de importacao
–O Frete
e o ultimo para desanimar:
SOLD OUT!
Dear customers,
We are sorry to inform you that we currently can not provide you our current Development Device GTA01 within the usual delivery time.
Please visit us again soon.
Happy Programming!
Your OpenMoko Operations Team
Ou seja: ESSA PORCARIAZINHA NAO ESTA A VENDA MAIS (Por enquanto) Eu ia vender meu figado para comprar um destes.
Ja pensou eu poder criar minhas aplicacoes neste bicho?
EU QUERO O MEU LOGO!
Lindows
September 26, 2008 em 2:43 am
Bom gente a maioria de usuários realmete é windows pq como dizem, software bom é aqiele que eu sei usar, mas muitos não sabem o que esta perdendo por nem tentar conhecer o linux.
O windows começo a ser desenvolvido por volta de 1984, usei desde a versão 3.0 e acompanhei tota a sua evolução.
Quando tudo esta funfando direitinho, blz, mas da uns paus que sai de baixo, e as pragas virtuais então, fazem um pandemonio nesse SO, para ser usado com alguma seguraça é necessário constante manutenção por usuários tecnicos.
Ja o Linux teve suas primeitas versões por volta de 1996, sendo que na questão servidores nem pensar em outro SO que não seja LINUX.
Se queres ser um escravo, seja, mas saiba que a liberdade existe.
PPC
October 23, 2008 em 9:23 am
Primeiro, quer next->next->finish? baixe os pacotes.deb e de dois cliques como faz no seu windows de merda…
Quer games? baixe todos de graça, quer do windows? wine.
E nao me venha falar mal do linux porque usou o kurumin, kurumin FEDE, quem sabe ao usar ubuntu voce nao se sinta mais humano…
ou se quizer se sentir foda, parta logo pro slackware…
E voce tem argumentos tao bons quanto os do meu irmao de 5 anos…
Uso linux, tenho um central multimedia nele, edito textos, faço coisa que qualquer winUser faz, porem, eu ainda posso foder com os winUser…
Seu noob.
andersonvom
October 23, 2008 em 11:59 am
– Olá, meu nome é Anderson.
[coro] — Ooooi, Anderson.
– Estou há alguns anos sem usar o Windows e minha mãe que mal sabe clicar com o mouse direito usa linux também na máquina dela. E ela faz tudo que todo mundo faz!
Monografias Global Online
November 6, 2008 em 3:27 pm
Trabalhamos em função da qualidade dos nossos trabalhos e satisfação total dos nossos clientes.
(21)81336570
RSS feed para os comentários desse post · TrackBack URI
Poste seu comentário