O Inkscape é um editor de desenhos vetoriais que eu utilizo muito no meu dia-a-dia. Ele já está bem maduro, estável e tem uma boa usabilidade.

Esse é um tutorial que vai lhe ensinar a fazer um desenho parecido com esse:

Bola Inkscape ball glass bola vidro

Passo 1- Desenhando o círculo

Escolha a ferramenta de Círculos e Elipses, na barra de ferramentas à esquerda ou simplesmente aperte F5:

Inkscape ferramenta círculo

Segurando o Ctrl, vá clique e arreste na área branca. Quando você segura o Ctrl são feitos círculos, sem o Ctrl você faz elipses. Você pode apagar os círculos usando o delete ou com ctrl+z.

Faça um círculo mais ou menos assim. Pode ser de qualquer cor.

Inkscape primeiro círculo

Passo 2 – Criando um gradiente

Agora selecione o círculo que você desenhou clicando dentro dele. Depois Clique na ferramenta de gradiente (Ctrl+F1), canto inferior esquerdo da tela do Inkscape.

Inkscape gradiente ferramenta

Depois de selecionar a ferramenta de gradiente escolha a ferramenta Preenchimento e Traço, ali na barra de cima, na direita. Você também pode acessar esta ferramenta através do atalho Shift+Ctrl+F.

Inkscape preenchimento e traço

Uma pequena janela vai abrir. Na aba de preenchimento, clique em Gradiente Radial como indicado na figura abaixo.

Inkscape gradiente radial

Quando você clicar em gradiente radial o preenchimento do circulo vai ficar assim.

Inkscape circulo com gradiente radial

Se você não está vendo essas guia azul em L sobre o circulo você não está usando a ferramenta de gradiente (F5).

Passo 3 – Alterando o gradiente

A guia tem três pontos. O ponto do centro tem uma cor e os pontos das alças tem a mesma cor. Na imagem do exemplo, o ponto do centro está com a cor cinza e os pontos das alças estão com a cor cinza com transparência total.

Para alterar a cor ou posição de um dos pontos, precisamos seleciona-lo clicando nele.

Inkscape circulo com gradiente radial cinza

Quando você clica no ponto, ele fica destacado com a cor azul. Com a janela de preenchimento e traço você pode alterar sua cor. Para o exemplo eu vou escolher um tom de vermelho bem vivo.

Inkscape gradiente vermelho

Selecione um dos ponto das alças, clicando sobre ele. Escolha uma cor mais escura que a cor que você usou para o centro.

Inkscape gradiente vermelho escuro

É importante que você esteja usando o componente alfa da cor em 255 que é o valor máximo (100%). O alfa é a taxa de transparência da cor, 0 significa totalmente transparente, 255 totalmente opaco

Clique e arraste no ponto do centro, isso vai mover o centro do gradiente. Arraste ele para o canto superior esquerdo do circulo.

Inkscape gradiente bola posicionado

Passo 4 – Reflexo da luz

Usando a ferramenta de criar círculos utilizado no passo 1, vamos criar mais duas elipses, uma no topo e outra na parte de baixo da nossa bola vermelha.

Inkscape bola com duas elípses

A de cima será o reflexo da luz e a de baixo será a sombra do reflexo da luz (estamos fazendo uma bola de vidro).

Primeiro selecione a elipse de cima e coloque sua cor para branca.

Inkscape bola elipse branca ball white elipse

Com a elipse branca selecionada, selecione a ferramenta de gradiente, abra a janela de Preenchimento e Traço e clique em gradiente linear.

Inkscape elipse gradiente linear degrade

O gradiente linear possui dois pontos, o de início e de fim. Na figura acima o ponto de inicio está com a cor branca com alfa 255 e o ponto de fim está com a cor branca com alfa 0.

Da mesma maneira do gradiente radial, você pode selecionar os pontos do gradiente para alterar sua cor ou pode clicar e arrastar os pontos de gradiente para move-los. Tudo isso usando a ferramenta de gradiente.

Não vamos mexer nas cores desses pontos de gradiente, vamos só mover seus pontos, clicando-os e arrastando-os. Quando fazemos isso pressionando a tecla Ctrl, os movimentos são feitos em saltos de 15º.

Vamos mover os pontos para que o ponto de inicio da gradiente fique em cima e o ponto de fim fique dentro da elipse, mas perto da borda.

inkscape elipse gradiente linear brilho

A coisa já está tomando forma. :-)

Passo 4 – Sombra do reflexo

Muitas vezes os desenhos não tem a sombra de um reflexo em um objeto translúcido. Ora, se a luz foi refletida, então do outro lado ficou uma sombra, não?

O reflexo da sombra é feito com a elipse de baixo. O processo é igual ao da elipse de cima, mas vamos pintar primeiro a elipse de preto e depois criar e mover seus pontos de gradiente.

Inkscape elipse sombra shadow

Pronto! Agora nossa bola de vidro está pronta. Experimente fazer esse mesmo efeito em outras figuras além do círculo.

Esfera de vidro

No desenho da capa desse post eu havia usado também um efeito de sombra e de reflexo no chão, mas estes ficam para o próximo tutorial, até lá.

Monitor LCD melhor preçoPara desenhar melhor, que tal dar uma olhada nos melhores preços em Monitores LCD de 15, 17, ou 19 polegadas.

Buscapé.