Eu li por aí que o Google penaliza na sua busca páginas que duplicam conteúdo de algum outro lugar.

an old Roboy toy

Nada mais justo, isso impediria e penalizaria autores de páginas que copiam conteúdo de outros sites.

Mas eu estou em um caso onde essa penalização pode ser injusta. Eu sou o autor de outros blogs, e alguns há alguns posts mais antigos, tutoriais e textos de estudos que eu queria passar de um blog para o outro. Eu que fiz, o conteúdo é meu.

Mas eu posso estar sendo penalizado por isso.

O que acontece é que quando há um só motor de busca muito utilizado nós estamos nas mãos das regras desse motor de busca. Mover conteúdo de um blog meu para outro blog meu não é ilegal, mas meu trabalho vai estar sendo prejudicado por algo que não foi nem o público que determinou.

Eu estou ciente da dificuldade em se fazer um algoritmo que consiga tratar sutilezas como essa na hora de ranquear páginas mas eu acredito que logo haverá melhorias sobre nisso. Quem sabe até a capacidade de distinguir questões de copyright e copyleft entre páginas.

Mas o que acontece se um dia o Google ou outro motor que acaba por se tornar hegemônico decidir que um certo conteúdo é inapropriado, um conteúdo político por exemplo. Ele poderia “censurar” esta página de sua busca. Eu acharia imoral mas eu não consigo enxergar nada de ilegal nisso.

Talvez o melhor remédio para isso seja a boa e velha concorrência.

Uma cabeça de robôTenha seu próprio robô, de brinquedo pelo menos. Veja robôs de brinquedos por bons preços. Buscapé.