Watercone, uma idéia simples e genial
Uma jóia da simplicidade com inteligência.
O Watercone é um desanilizador de água de baixo custo, movido a energia solar e que pode até gerar água potável.
Você simplesmente coloca ele sobre a água imprópria para o uso e com exposição ao sol. A água vai evaporar, condensar-se ao tocar a superfície do cone e descer para o reservatório circular. Depois tira-se a tampa no topo do cone e a água pode ser retirada virando o watercone.
Essa água condensada perdeu seus sais minerais no processo. Para que ela fique própria para o consumo humano é necessário acrescentar um composto de sais mineirais ou 1% ou 1,5% de água do mar.
Este artefato é um belo exemplo do desing simples em favor da humanidade. Hoje 40% da população mundial não tem acesso a água limpa e potável.
Algumas outras características do produto:
- É feito de plástico não inflamável, não tóxico e 100% reciclável.
- Dura de 3 a 5 anos e depois pode ser usado para apanhar água da chuva, para guardar coisas ou ser reciclado.
- Cada cone consegue gerar até 1 a 1,7 litros de água por dia.
- Já ganhou diversos prêmios.
- O projeto aguarda investidores e companhias para iniciar a produção em massa.
- A previsão do custo é de 50 dolares (mas eu acho que dá para diminuir muito isso aí).
Quem sabe no futuro água seja uma moeda tão importante quanto hoje é o combustível fóssil. Talvez seja uma boa hora para se começar a investir em tecnologias como essa.
Talvez você não precise de um Watercone. Dê uma olhada nos preços de bebedouros e purificadores de água.
Buscapé.
Comments are closed.
about 13 years ago
Todas as soluções devem ser bem-vindas, mas essa é feita de plástico e precisa ser comprada.
Aqui no Nordeste encontramos vários universitários vindos de cidades do interior que criam sistemas de dessalinização totalmente funcionais com gastos mínimos mas que nunca recebem apoio nem mesmo da prefeitura de suas cidades, mesmo depois de aparecer no Globo Rural (já vi um, mas não consigo lembrar nem o Estado dele para procurar nas notícias).
about 13 years ago
Essa idéia já é bem antiga, qualquer iatista sabe disso. Há décadas existem diversos modelos usados em barcos, inclusive sendo obrigatório em barcos de diversos países. Já vi um que era uma espécie de bóia de criança, com formato de ampulheta (para salva-vidas).
Aqui tem um para a embarcação: http://www.sailing.com.br/equipamentos.asp
Valeu pela curiosidade!
about 13 years ago
Kct, não vi nenhum cone nessa URL que você passou.
about 13 years ago
Ops… Cone não. Funil. Me deixei enganar pelo nome…
about 13 years ago
Esse cone, ou funil, como queiram chamar, já era usado (numa forma primitiva), a 2600 anos, em Mohenjo Daro, onde atualmente está situada a India. Em sânscrito, é chamado de “grnolshjpanka”, e sua utilidade na época era nula, nem mesmo servia de objeto decorativo. Mais tarde, Nabucodonosor, aboliu seu uso quando trazido por mercadores para a Pérsia. – Em Nablos, na Cisjordânia, o cone é considerado maligno, por verter água limpa, ao invés de vinho com azeite de oliva.
about 13 years ago
Achei muito interessante essa matéria publicada aqui, e vai servir como conteúdo para minha pesquisa sobre energia solar e outras curiosidades sobre o tema. Se possível você, o responsável blog, se tiver outras informações sobre energia solar, poderia mandar para o meu e-mail? Obrigada!
Nicole Costa
about 7 years ago
Gostaria de obter o conteudo
about 3 years ago
Descomunal, formato de tu blog! ¿Cuanto tiempo llevas bloggeando? haces que leer en tu blog sea ameno. El diseño total de tu web es bien pensado, al igual que el material contenido!
Saludos