Eu gosto muito de história, documentários e filmes que retratam um acontecimento real, foi o que me motivou a procurar esse filme.

Poster do filme Elephant

(Elephant, 2003). O filme mostra o dia de vários personagens em uma escola secundária nos EUA. Todos eles vão em algum momento estar envolvidos com um massacre.

Se eu bem entendi, o filme retrata o massacre de Columbine onde dois estudantes assassinaram 12 estudantes e 1 professor antes de cometerem suicídio.

Absolutamente não é um filme centrado no roteiro, nem eu acho que os filmes precisem ser, apesar da hegemonia absoluta do roteiro nos filmes de hoje.

É mais um filme de tomadas e cores. Há uma presença muito forte do amarelo. As tomadas são bem longas, vão quase que em chase-cam (seria isso alguma insinuação aos video-games?) acompanhando o dia-a-dia dos personagens. É até um pouco angustiante, bem chato.

Há também muita presença da natureza, silêncio, árvores e folhas de outono. O filme estranhamente consegue transmitir uma sensação de frieza, no sentido climático mesmo. Só assistindo pra entender.

Cena do filme elephant

Como eu já tinha lido um pouco e assistido alguns documentários sobre o acontecimento em Columbine, algumas coisas não bateram bem. O que mais me incomodou foi em uma cena de beijo entre os dois garotos antes de ir executar seu plano. De onde isso saiu? Eu nunca havia ouvido nenhuma menção a uma relação entre eles dois.

Cena do filme Elephant - Refeitorio

Deve haver algum tipo simbolismo ou algo assim. Elephant é mais uma figurinha para minha coleção de filmes que eu não entendi.

Não vou dar mais de Schnauzer pra algo que eu não entendi.

Nota 1

DVD ElephantDê uma olhada nos preços do DVD do filme Elephant e tente entender você mesmo. Buscapé.