Resenha: Elephant
Eu gosto muito de história, documentários e filmes que retratam um acontecimento real, foi o que me motivou a procurar esse filme.
(Elephant, 2003). O filme mostra o dia de vários personagens em uma escola secundária nos EUA. Todos eles vão em algum momento estar envolvidos com um massacre.
Se eu bem entendi, o filme retrata o massacre de Columbine onde dois estudantes assassinaram 12 estudantes e 1 professor antes de cometerem suicÃdio.
Absolutamente não é um filme centrado no roteiro, nem eu acho que os filmes precisem ser, apesar da hegemonia absoluta do roteiro nos filmes de hoje.
É mais um filme de tomadas e cores. Há uma presença muito forte do amarelo. As tomadas são bem longas, vão quase que em chase-cam (seria isso alguma insinuação aos video-games?) acompanhando o dia-a-dia dos personagens. É até um pouco angustiante, bem chato.
Há também muita presença da natureza, silêncio, árvores e folhas de outono. O filme estranhamente consegue transmitir uma sensação de frieza, no sentido climático mesmo. Só assistindo pra entender.
Como eu já tinha lido um pouco e assistido alguns documentários sobre o acontecimento em Columbine, algumas coisas não bateram bem. O que mais me incomodou foi em uma cena de beijo entre os dois garotos antes de ir executar seu plano. De onde isso saiu? Eu nunca havia ouvido nenhuma menção a uma relação entre eles dois.
Deve haver algum tipo simbolismo ou algo assim. Elephant é mais uma figurinha para minha coleção de filmes que eu não entendi.
Não vou dar mais de pra algo que eu não entendi.
Dê uma olhada nos preços do DVD do filme Elephant e tente entender você mesmo. Buscapé.
Comments are closed.
about 14 years ago
Eu vi esse filme a um bom tempo atrás e até achei ele bem legal. Apesar de que é abstrato demais eheheh
about 14 years ago
Eu vi esse filme tb, passa/passava direto no cinemax (ta ai a dica pra qm tem o canal e quiser ver). Eu achei uma bela porcaria, pra qm quer ver alguma coisa com relaçao a columbine eu aconselho o tiros em columbine do michael moore. O documentario é bem mais bem feito, dinamico e com alto senso de humor.
about 14 years ago
Havia sim uma discussão na época dizendo que na Columbine corriam boatos de que os dois garotos era gays, e eram constantemente ‘gozados’ por seus colegas. Além do mais Gus Van Sant tenta fazer um labirinto de possibilidades para a causa da tragédia (homossexualismo reprimido, video-games violentos, fácil acessibilidade a armas, etc)sendo que todas as possibilidades tem o mesmo peso. A mesma estratégia de tentar criar um labirinto no tempo e no espaço, com a câmera, para que o espectador, mesmo conhecendo a história previamente, não saiba quando nem de onte o atentado virá. Experimentando um pouco do que as vÃtimas passaram…
about 14 years ago
Sempre tive curiosidade pra ver esse filme, mas não o vejo por pura preguiça… O_o
RÃ!
Não entendeu o filme?!
Vai assistir David Lynch pra você ver o que é não entender então!!!
Recomendo o Estrada Perdida (Lost Highway) e Cidade dos Sonhos (Mulholland Drive).
Não entendi os dois, mas os acho Classe A e amo o Lynch.
about 14 years ago
Boa !!
Vou baixar pra rever, me lembro que fez fila em canes e no festival internacional aqui de são paulo, salas lotadas antecipadamente !!
http://btjunkie.org/torrent/Elephant-2003-DVDRip-XVID-English-www-slotorrent-net/37836c5e8e64e78ca878614a0cddbee1bb71287d55f1
about 14 years ago
oou, o nome é elefante pq tem um esquema de que se varias pessoas vendadas pegassem em uma parte do elefante nenhuma delas saberia dizer q era um elefante.. tipo um pegava na pata, outro no rabo e td mais.. e o nom é esse pq é a visão de cada um dos participantes, a visão dos mlks q mataram a galera, a visao da galera q morreu e tal.. o filme é MUITO bom, nao concordo q é monótono, é tenso.. beem tenso (:
about 10 years ago
Achei o Elephant um filme de um desenvolvimento algo tenso, com um toque de suspense. Sem um final clássico, previsÃvel, parece inacabado! Ele, no entanto, retrata bem como a violência acontece nas escolas: é como uma bomba relógio – que é forjada no cotidiano das indiferenças e chateações, bullying, etc., e que pega todo mundo de surpresa.
about 10 years ago
Primeiramente, o filme não retrata Columbine mas, obviamente, uma analogia entre ambos os atentados são inevitáveis. O fato dos garotos serem gays não importa. A questão, é como um desastre como este (e o de Columbine) é multideterminado. Não há uma causa. São vários os fatores que determinaram esta tragédia e outras tragédias. As escolas, não só nos EUA mas como no Brasil (como no caso de Realengo), tornaram-se ambientes excludentes e autoritários onde sua principal função (a de democratização do saber) foi trocada para a preparação de indivÃduos automáticos e alienados. Mas, de um modo geral, esta resenha é no mÃnimo simplista e focou partes não importantes do filme. Recomendo que a autora veja o filme novamente para, se possÃvel, me replicar. Um grande abraço.
about 10 years ago
Concordo plenamente com o cometário #8.
about 9 years ago
vi e não gostei, embora a tentativa da mensagem a ser passada seja boa e um grande alerta a nossa sociedade, o filme em si é muito cansativo, lento,passagens muito demoradas, vc vê o filme mas este nega ao espectador a boa narrativa, o bom discurso… sei que a intenção do filme é mostrar um dia comum, como somos alheios ao que está debaixo dos nosso olhos e como também evitamos nos preocupar com aquilo que não nos diz respeito, mas a narrativa deixa a desejar,é como um livro que tem uma boa sinopse, mas a história se perde no caminho!
about 9 years ago
Achei o filme pouco objetivo, tive que pular algumas partes do filme que eu achei “encheção de linguiça”, mas o final pregou meus olhos na tela…
Não é como eu esperava, mas não foi um tempo perdido ter assistido.
about 9 years ago
You know therefore substantially concerning this theme, manufactured my family imagine the item from your lots of quite a few angles. It is such as men and women ‘re not interested besides it truly is something to accomplish having Lady crazy! Your items terrific. Preserve it!
about 8 years ago
Os filmes do Gus Van Sant são na maioria das vezes uma opinião dele ou o acontecimento no ponto de vista dele, pra falar a verdade os filmes dele passam meio que essa coisa monotoma meio abstrata e é uma real caracteristica dele. Um exemplo legal disso é o filme “Last days” que meio no subliminar vc entende que ele quis mostrar o ponto de vista dele sobre a morte de Kurt Cobain.
about 7 years ago
A lot of these symptoms also mirror another deadly virus – the Ebola virus.
There are many names for herniated disk: ruptured disk, slipped disk, bulging disk, crushed disk,
compressed disk, etc. The anti-bacterial, anti-microbial, anti-viral,
and additionally anti-septic characteristics reduce the outbreak of the problem by
practically NINETY PERCENT in a lot of instances.
about 7 years ago
Antes de comentar o filme e dizer que “não entendeu” numa rede como a net, é preciso saber um pouco sobre “comentar filmes”…
Vi comentários aqui que foram bem mais desenvolvidos por quem comentou no texto descritivo.
about 7 years ago
When Twiztid starts feeling the financial pinch, he might
cut his publicist. Sit along with your palms away from your body facing down towards the floor, your spine straight, you flat for the
floor. When the films are available on the internet, several
many people will get full access by paying membership fees.
about 5 years ago
Hello, I think your site might be having browser compatibility issues.
When I look at your website in Chrome, it looks fine but when opening in Internet Explorer, it has some overlapping.
I just wanted to give you a quick heads up! Other then that, very
good blog!
about 3 years ago
I am really grateful to the owner of this website who has
shared this great paragraph at at this time.