Como Saber se seu Amigo é um Robô
Como você sabe que seus amigos não são robôs?
E se eu sou ateu eu tenho que escrever deus maiúsculo assim mesmo?
Você pode até não ligar muito pra isso mas isso pode ser algo muito perigoso.
Eles podem ser robôs assassinos radioativos vindo do espaço para dominar a terra e camuflados de meros seres cidadãos humanos. Quando você menos espera, ele crau e você já era (onde crau pode ser entendido como qualquer coisa).
Ou pior, você pode se apaixonar por uma amiga, declarar seu amor para ela e em seguida ela le revela que na verdade é ela é um robô (e assassina e radioativa e vinda do espaço)! É meus amigos, como Nazareth disse sabiamente, Love Hurts. Aliás, se você ler esse post sem escutar essa música você não esta fazendo tudo errado.
Mas a internets, na sua infinita sabedoria, bolou um plano para separar os humanos de robôs e quer pode facilmente ser adaptado para testar amigos. São os (malditos) captchas, uma acrônimo em inglês para Teste de Turing Público Completamente Automatizado para Diferenciar Computadore e Humanos. Isso nada mais é do que as famosas letrinhas que você fica escrevendo para pode ter acesso a certos serviços que poderiam ser usados para spam por robôs.
Visite minha seção de tirinhas para ver outros desenhos.
Passo 1: Para você saber se um amigo seu é um robô você vai precisar de alguns pincéis coloridos e uma placa em branco. Escreva na placa uma palavra, nem muito curta nem muito longa, uma que a maioria das pessoas normais poderia ler. Escreva também com várias cores letras espalhadas pelo quadro, de modo a dificultar a leitura da placa.
Passo 2: Tente ler a placa. Se você não conseguir ler a placa uma das coisas aconteceu:
- Você é um robô! Vá falar com seus pais.
- Você fez errado, seu burro! Volte para o passo 1.
Se você conseguiu ler sua própria placa, vá para o passo 3.
O pior pesadelo de todo robô!
Passo 3: Mostre sua placa para um amigo que você deseja testar. Peça para ele dizer o que está escrito. Fique muito atento a reação dele pois isso é o que vai determinar o resultado do teste. Podem acontecer três coisas:
- Ele fica nervoso e diz que está atrasado para um compromisso inadiável e terá que sair imediatamente. Nesse caso, ele é um robô.
- Ele fica tranquilo e dá uma resposta, errada. É um robô.
- Ele fica tranquilo e dá uma resposta certa. É um humano (mas nunca se sabe, você pode ter feito uma placa muito fácil, nesse caso volte para o passo 1).
Pronto meus caros. Mais um problema do mundo resolvido. Até logo.
Você já pode ter um robô em casa, ele não vai mentir pra você e ainda vai limpar e aspirar o pó. Dê uma olhada nos preços de robôs aqui no Brasil, só não é nada barato. Buscapé.
Comments are closed.
about 15 years ago
Meu, dessa vez vocês se superaram! Ótimo artigo! Só espero que não termine gerando uma robofobia em escala mundial, já que nem todos os robôs são radiotivos ou assassinos.
Um teste complementar poderia ser conferir a presença do selo do Instituto Asimov comprovando a presença das leis da robótica.
[]s
about 15 years ago
ótimo o texto!!
tenho um amigo que eu vou testar!! ando desconfiado dele!
só que “PAIS” não tem ascento.
Não é o paÃs dele… e sim são os pais dele!
Abs!
about 15 years ago
observador, foi o corretor do Firefox
ele é doido e lusitano.
about 15 years ago
lol
“crau”
about 15 years ago
hahahahahaha… Er… estou atrasado, tchau!
about 15 years ago
Infelizmente teu teste é semi-decidÃvel, é mais fácil conversar com seu amigo, segundo o teste de turing robôs sempre se enrolam, ou algo assim
about 15 years ago
Ok, antes de tudo, a palavra “acento” não tem “S”.
Bom, na verdade, segundo o famoso cientista britânico Richard Dawkins, autor da teoria do Gene EgoÃsta (um jeito mais correto de explicar a evolução), nós somos, sim, robôs. A coisa vai mais ou menos por esse caminho: A unidade da seleção natural – os chamados replicadores – são os genes, apenas os genes. São eles que sobrevivem diferencialmente e passam para as próximas gerações; nós somos apenas veÃculos construÃdos com a única, limitada meta de passá-los pra frente da maneira mais eficiente possÃvel. Somos robôs construÃdos para isso, e se temos atributos como consciência e raciocÃnio é tão-somente porque esse é um meio eficiente de passar os genes pra frente em um ambiente sempre em mudança.
Essa constatação – mais profunda que parece e explorada não somente por muitos cientistas mas também filósofos e cientistas cognitivos (como Daniel Dennett, Steven Pinker e outros) é amplamente discutida no excelente livro “The Robot’s Rebellion: Finding Meaning in the Age of Darwin” (espero que aqui aceite HTML).
about 15 years ago
Oi Patola,
Sou um grande admirador dos textos de Richard Dawkins mas ainda não li o gene egoÃsta, embora eu conheça as ideias e vão muito no sentido das minhas ideias também.
Eu espero em breve poder estar lendo mais de seus trabalhos.
obs: não entendi a correção de português, é nesse texto?
about 15 years ago
A correção foi do comentário do “observador”…
Não tem o gene egoÃsta? Essa é a pedra fundamental de tudo o que Dawkins diz. O livro foi lançado em 1976 e é tão bom que nada nele precisou ser mudado – embora a segunda edição tenha adicionado uma pá de coisas.
Ë um livro que muda sua vida – mudou a minha. Tanto que hoje faço mestrado em Biologia Molecular e Genética por simplesmente ter me apaixonado tanto pela biologia que me senti obrigado a ir pra essa área.
about 15 years ago
Copiei soh um pedaco.
Mas coloquei um link.
Ateh
about 14 years ago
AHahahha Post Foda, já tinha lido quando tinha saÃdo do forno, agora eu li de novo.
about 14 years ago
ahahahah xD
muito bom.
Eu sou um robô xD
about 13 years ago
Ótimo artigo. Sobre Deus ou deus, é assim:
Eu sou ateu ( sou mesmo), e escrevo Deus nos seguintes casos: quando me refiro ao deus supremo da mitologia cristã, tb conhecido como Jeová, Javé, etc. pois, pela nossa cultura, a palavra deus com “D”, substitui os nomes a ele (com “e”, pois pra mim não represente nada demais) atribuidos. E escrevo deus, quando escrevo, p.ex. ” Não acredito nem em deus nem em diabo.”, por estar generalizando, quero dizer que “Não acredito nem na existência de (Jeová, Zeus, Odin), ou (Lucifer, Hades), etc.. Espero não ter confundido mais os teÃstas. É isso!
about 13 years ago
KHSDGOHSKNOJJNWEKJJOYCER LIND FG DO NASCIMENTORLKLJOJHJSKEJTHHYEHNKJOUJIUFR MOKUJJIKOJOYCE JOUCEJOYCDEJOYCEGQWWWW
about 12 years ago
muito bom o post
faz muito tempo q teve mas gostei muito.
about 12 years ago
Que tontera kkkkkkkkkkkkkkkkkk!
about 11 years ago
bah, axo que eu desemvolvi uma robofobia, vou sonhar de noite
about 5 years ago
Veгy good post! We arre linking to this particularly grea content on our website.
Keep uup the ǥood writing.