Que dia da semana é melhor para publicar uma boa postagem? E a que horas do dia?

Cachorro visitando o EPTM
Um leitor típico

Quem observar os dados sobre que horas e que dias os visitantes vêem para o seu site ou blog observa certos padrões. O mais interessante é que esses padrões estão intimamente ligados ao ciclo produtivo das empresas. Eu tenho confirmado isso não só pelos dados colhidos mas também conversando com alguns leitores.

Basicamente, as pessoas visitam o blog quando estão (ou deveriam estar) trabalhando. E já que as pessoas visitam os blogs do trabalho, a visitação dos blogs está sujeita aos ciclos do trabalho. Fim de semana? poucas visitas. Feriado nacional? Poucas visitas. Afinal, você tem mil coisas mais interessantes para fazer quando estar relaxado em casa. :)

Durante a semana

Esse é um gráfico das visitações aqui no eupodiatamatando.com:

Gráfico dos visitantes no blog durante a semana

Segunda-feira: É o dia de voltar a trabalhar com todo o pique. Como você não esteve fora das internets no fim de semana, é dia de tirar o atraso. Várias vezes a segunda-feira bate o record de visitas na semana.

Terça-feira: O ritmo já voltou ao normal e o trabalho da semana passada e os que estão entrando essa semana começa a acumular. O melhor a fazer é deixar tudo pra amanhã e tirar o dia pra navegar muito.

Quarta-feira: A quarta divide a semana bem no meio. Fica a segunda e terça pra um lado e quinta e sexta pro outro. Todo o trabalho acumulou bem aqui e ninguém tem saco pra trabalhar. O melhor é dar uma boa visitada nos blogs e ver o que se pode fazer amanhã com essa ruma de trabalho.

Quinta-feira: Ok, agora não tem mais jeito, já não dá mais para disfarçar. Aquela pilha de trabalho não vai se desfazer sozinha. Uma boa solução é marcar uma hora extra e sair mais tarde do trabalho. Com a hora extra vem também as visitas extras. E por essas e outras que aqui no eupodiatamatando.com a quinta-feira é dia de bater recordes.

Sexta-feira: Último dia de trabalho, hora de dar uma última visitada nos blogs pra ver se tem alguma coisa nova.

Sábado: Como os escritórios e empresas de todo o Brasil estão desertos, as visitas caem em 30%! Mesmo assim, uma parte das pessoas ainda dão uma visitadinha em casa.

Domingo: Alguns poucos que ainda visitam os blogs no sábado desistem, o que faz do domingo o dia mais fraco em visitantes.

Celular Nokia 6111Interrompemos esse post para mais um jabá extraordinário. Hoje você vai poder descobrir quanto está custando o menor preço de um celular Nokia 6111 novinho em folha. Já Cotei.

Gato visitando eptm
Um outro típico visitante do Eu Podia Tá Matando

Durante o dia

Há duas perguntas que eu sempre me faço:

  • Qual é o melhor horário para se postar?
  • Qual é o número ideal de posts por dia?

Dar uma olhada no gráfico de visitação durante o dia ajuda a responder:

Gráfico dos visitantes do blog durante o dia
Horizontalmente são as horas do dia e verticalmente a porcentagem de visitantes. Gráfico criado no excelente nceskids

Eu fico besta é que entre 5 e 7 da manhã alguém visite alguma coisa, mas acontece. Também é interessante notar que entre meia noite e cinco da manhã o número de visitantes só decresce. Conclusão: as pessoas dormem! Há várias excessões

Por esse gráfico dá pra achar que a melhor hora para colocar um post seja oito da manhã. Aí o post fica no topo do blog até você eventualmente colocar outro post, vamos dizer três da tarde. Ai o segundo post fica até o outro dia e cobre um número maior de visitantes. Quem sabe seja um boa deixar posts mais fracos primeiro e posts mais fortes para o resto do dia, mas eu não sei ao certo.

E já tocando na questão do número de posts por dia, eu tenho achado um dois um número bom. Quando eu consigo postar três vezes por dia, eu noto até que há mais visitas, mas não valhe o esforço. O custo/benefício maior tá em dois posts no máximo. Mas de toda forma, aqui no eupodiatamatando.com não existe um dia que não tenha post, isso eu posso garantir. ou não.

Fica aqui a pergunta pros leitores do EPTM:

  • Há um dia da semana que você visite mais o blog?
  • Que horas você visita o blog?
  • Você visita mais de uma vez por dia?