Vamos escrever um livro?
Imagem cortesia do projeto Open Clipart Art Library
Prefácio:
Isso era pra ser um post.
Mas aà eu comecei a escrever e vi que isso estava mais pra mais uma série de posts aquim no eupodiatamatando.com. Aà logo no primeiro parágrafo eu notei que ese assunto era mais que uma série, era na verdade um blog inteiro, ou melhor, um livro!
Mas ninguém lê livros.
Aliás, não são só livros, é raro eu achar alguém que leia qualquer coisa (não, Harry Potter, Senhor dos Anéis, Código Da Vinci, nada disso conta). Então eu vou misturar tudo para fazer um livro diferente. Vou escrever um livro (livro de mentirinha, não é livro de papel) e a cada capÃtulo eu faço um post. Além disso os leitores podem ir comentando, fazendo correções e sugestões nos comentários do post. No final juntamos tudo, fazemos uma capa e soltamos um PDF.
Imagem cortesia do projeto Open Clipart Art Library
Sim, um livro que se consegue fazer download. Como se fosse pirataria, só que é uma pirataria pirata, porque o autor deixou e te incentivou a fazer o download. Eu não sou escritor, não vou ficar rico nem vou viver de livros (não tenho nada contra quem vive ou ficou rico com livros). Isso me dá a liberdade para subverter certas regras. Posso fazer e distribuir um livro do jeito que eu quiser. E já que eu vivo num pais onde um livro custa o PIB de uma pequena república caribenha, eu quero fazer um livro que seja barato. Convenhamos, somos todos traficantes. Traficantes de livros. Temos que recorrer ao mercado cinza das xerox para termos informação em papel a um baixo custo. E o pior é que essa informação vem fatiada, aos pedaços – tira aà a xero do capÃtulo 2 ao 4, quanto dá?
Ops, eu falei sobre do que é o livro, sobre como vai ser feito mas nem falei sobre de que se trata o livro. Bem, é um livro sobre como melhorar o mundo. Guerras, revoltas e revoluções já foram travadas tentando melhorar o mundo mas o que pouca gente percebeu é que na verdade a coisa é bem mais fácil. Você primeiro melhora o que está perto de você. Para começar aquela pessoa simpática que está sempre te olhando no outro lado do espelho do banheiro. Se conseguir isso, missão cumprida, o mundo já está um pouquinho melhor. O que vier agora é lucro.
Eu também poderia escrever sobre como consertar o mundo, mas eu preferi falar sobre como melhorar o mundo porque:
- Eu não sei como consertar o mundo.
- Seu eu consertar o mundo eu nunca vou poder escrever uma continuação. Ou então eu vou ter que sair por aà esculhambando tudo pra depois escrever um livro sobre como concertar o mundo definitivamente.
- Se eu melhorar o mundo em pelo menos uma certa constante e outros livros melhorarem o mundo também em uma outra certa constante, após uma série sucessiva de livros o mundo estará consertado. (Isso se ninguém atrapalhar e se o mundo puder ser consertado num número finito de melhorias)
Ainda não escolhi uma licença nem um nome pro livro. Estou aberto a sugestões.
Quanto a licença eu estou pensando na Creative Commons Share Alike, que permite remixagem do trabalho, distribuição, exibição, lucro, autoria e é uma licença viral (trabalhos derivados não podem ter uma licença mais restrita que essa). As imagens do livro também serão de licenças não menos restritas que essa.
Quanto ao nome do livre, eu estava pensando em Como Melhorar o Mundo em 10 Passos Fáceis. Esse 10 seria substituÃdo pelo número de passos dados no livro. Esses passos são coisas bem simples e fáceis como não deixar o celular ligado dentro do cinema. O livro todo são um apanhado de coisas que me chateiam no mundo. Esse tÃtulo é bem livro de auto-ajuda, o que é bom, vai confundir as pessoas. Livro de auto-ajuda vende pra burro.
Mas esse não é um livro de auto-ajuda. Seria mais um livro de auto-ajuda ao contrário. Ele não te ajuda em nada, mas vai deixar as pessoas ao seu redor contentes.
Comments are closed.
about 15 years ago
E se o desequilÃbrio do mundo for uma condição necessária para sua existência? E se consertando o mundo, você causar um equilÃbrio? E se com isso o mundo deixar de existir? Qual a sua definição de conserto? E se consertar significar existir? E se você conseguir fazer com que o mundo pare? AÃ, nessa definição, o seu conserto acabou de desconsertar tudo…
about 15 years ago
Adorei a idéia, meu chapa!!
PodÃamos começar assim: ao fazer compras em supermercados, levar sacolas não-descartáveis ou caixas de papelão, para reduzir o uso de sacolinhas plásticas (pois quase ninguém lembra que o plástioc é reciclável, e as sacolas acabam se amontoando em superfÃcies de lagos e rios, sufocando criaturas subaquáticas).
Sobre polÃtica e cidadania, de vez em quando eu posto alguma coisa útil no meu blog também:
http://phdoidao.blogspot.com
Abraços
about 15 years ago
Pode contar comigo! Adorei a idéia. ^^
about 15 years ago
Um nome básico para o livro, tipo:
“Eu podia…”
(Meio fraco não???)
about 15 years ago
Show de criatividade! Quero participar também.
Abraços
about 15 years ago
Estava pensando nisso semana passada.
Como tenho muita preguiça de escrever um
livro vou dar uma ajuda nesse seu.
Minha idéia básica pra melhorar o mundo é pensar como criança.
about 15 years ago
Iniciativa nobre, Silveira.
Espero participar dela, e espero que ela resista aos pessimistas que vão dizer que é uma idéia tola ou sonhadora demais.
Consertar o mundo é uma iniciativa difÃcil. E veja só como uma causa tá ligada a outra: sábado foi o Dia Mundial, Internacional, sei lá, Sem Carro. Aà tinha propagandas incentivando você a andar a pé. Até aà beleza.
Mas veja só: saindo de carro, esse fim de semana, vi logo um maluco chapado em frente ao meu prédio querendo dinheiro. De carro é fácil não ser abordado por ele. Mas e a pé? De carro eu posso ter um sequestro-relâmpago, mas todos os meus assaltos foram ligados ao fato de eu estar a pé ou de ônibus.
Ou seja: pra melhorar o mundo, vamos melhorar a segurança, eliminar o uso de drogas, educar as pessoas. Aà a gente pode andar a pé.
Fiquei sabendo, esse fim de semana, que em Copenhague, na Dinamarca, a prefeitura distribui bicicletas para a população evitar o uso de automóveis. É o chamado “transporte verde”. Infelizmente vai demorar muito pra nós, brasileiros, chegarmos nesse nÃvel de civilização.
Mas eu sou a favor dum mundo melhor de maneiras muito simples, como ser educado no trânsito. Hoje saà de casa e vi uma batida de automóveis porque um carro invadiu a preferencial. Mas não culpo o cara que invadiu a preferencial, mas sim a pessoa que estacionou um carro próximo a esquina, tapando a vista de quem precisaria culpar a preferencial. Todo dia me irrito na mesma rua, mas quem para o carro ali tá se lixando pra isso. Semana passada uma doida quis furar uma fila de carros na contramão e ia batendo no meu.
E já que o assunto é carro, às vezes até ligo pros amigos pra oferecer carona, se sei que vou passar perto da casa/trabalho deles e meu caminho passa pelo trabalho/casa delas. Faço uma boa ação e ainda volto conversando parte do caminho. Conversar com amigos é bem melhor que ficar procurando uma música decente no rádio.
Bem, a discussão é longa e uma sugestão puxa outra… Acho que esse livro vai ficar grande
Abraço!
about 15 years ago
onde tem “culpar a preferencial”, leia-se “entrar na preferencial”. dã. Você pode editar meu comentário? hehehe
about 15 years ago
Nossa. Uma ruma de comentários.
Tem coisa como buzina, faixa de pedestre, sinalizar! meu deus ninguém sinaliza! estacionamentos, etc etc etc.
Yuri Lenon, outro motivo para eu só querer melhorar o mundo e não conserta-lo.
Esdras, é por aà mesmo. A idéia é separar por capÃtulos, um para cada tema, lugar. Por exemplo trânsito. Se bem que trânsito merece um livro só pra ele
about 15 years ago
Dias 01 e 02 de Outubro será realizado o AlternativaWeb 2007, onde Michel Lent (www.10minutos.com.br), Diego Eis (www.tableless.com.br), Tiago Dória (www.tiagodoria.com.br) e Bruno Ãvila (www.brunoavila.com.br) vão falar sobre WEB2.0 no auditório do SEBRAE em Fortaleza.
Já que o assutno é WEB2.0, as inscrições podem ser feitas no blog do evento (www.alternativaweb2007.com.br/inscricoes) ou através do Tuangr(http://br.tuangr.com/offer/inscricao-para-o-alternativa-web-2007-25.html), onde você pode formar uma comunidade virtual e se inscrever com o desconto para grupos!
about 15 years ago
“Se eu melhorar o mundo em pelo menos uma certa constante e outros livros melhorarem o mundo também em uma outra certa constante, após uma série sucessiva de livros o mundo estará consertado. (Isso se ninguém atrapalhar e se o mundo puder ser consertado num número finito de melhorias)”
Eu acho que tem uma lacuna na sua demonstração, sucessivas melhorias no mundo não indicam que ele será consertado, pode ser que o mundo não seja guloso.
about 15 years ago
Adorei o seu post e a idéia do livro, muito criativo!Acho que vc podia fazer um capÃtulo ou mais, vc q sabe, sobre coisas q não são tão importantes para o bem da humanidade,coisas mais simples,como não furar filas, puxar conversa com qm tah perto de vc, entre outras coisas. Esse tipo de coisa quase ninguem liga mas no final conta bastante pro humor de todo mundo!Acho q o tÃtulo q vc colocou no post tah legal,eu gostei.tomara q não fique muuuito auto-ajuda.
about 15 years ago
Filho, veja assim: eu quero chegar na escola, mas como eu sou muito preguiçoso eu ando metade do caminho a cada hora. Eu vou chegar a escola algum dia?
Não. Porque eu vou ter 1/2 + 1/4 + 1/8 … Embora isso tenda pra 1 eu não vou chegar em 1 antes do infinito.
Agora se eu digo que eu vou andar sempre pelo menos uma constante C, eu vou chegar na escola em pelo menos 1/C horas.
Por isso que eu coloquei essas restrições.
about 15 years ago
Esse post me lembrou o filme “O Guia Dos Mochileiros das Galáxias”. Pura doidera!
about 15 years ago
hum… “livro de auto-ajuda ao contrário” poderia ser “livro de auto-crÃtica”, ao menos ao meu ver. Tá aà uma boa nova categoria a ser lançada.
about 15 years ago
Putz, “Prefácil”?!
about 15 years ago
Oxe! Eu tb quero muito participar da composição desse livro. Eu sou estudante e desenvolvo uma pesquisa na área de transporte público (assunto apaixonante) e acho q posso dar uma mãozinha. Além de contar com a minha vasta experiência em etiqueta no Buzu.
Sorte p/ todos os escritores,meus futuros companheiros.
about 15 years ago
Eu adicionei uma frase no texto.
“Livro de auto-ajuda vende pra burro”
hehehehe
about 15 years ago
Só gostaria de dizer que adorei o post
Faz um wiki do Livro o/
P.S.: (Sou compulsivo por wiki. Não reparem :D)
about 15 years ago
Eduardo, o wiki é válido, mas para outro tipo de projeto. O Wikibooks, onde eu tenho conta, funciona muito bem. Tem vários projetos que me parecem estar dando certo.
Eu também sou muito fã de wikis e pretendo usar um wiki um dia para escrever um livro. Mas só se for um livro mais técnico, provavelmente de matemática.
about 15 years ago
Ninguém lê livros? Cara, eu leio dois por mês… E conheço muita gente que lê também.
Os livros custam caro? Nesse mesmo domingo comprei um livro excelente na FNAC – uma livraria considerada cara – por R$ 11,87, “Survival of the Sickest”. 270 páginas. Atual, CientÃfico. Importado. E havia gente nessa mesma livraria comprando um monte de livros.
É uma injustiça esse seu tratamento. Uma série de posts dificilmente tem a robustez necessária para se tornar um livro.
about 15 years ago
Tá, muito bonito. Quando começamos a por a mão na massa? Digo, no teclado?
about 15 years ago
Acho que você não entendeu minha crÃtica, os problemas do mundo não parecem poder ser dividos como em um somatório, não é somando todas as soluções dos pequenos problema que vai haver uma solução para “o problema grande”, aliás, na verdade sempre haverá problemas. Acho que aÃ, também, está a beleza dos organismos vivos.
about 15 years ago
Não entendi?
about 15 years ago
Massa, apesar de bem clichê. Mas como diz um amigo meu, se virou clichê, é porque é uma coisa boa; e se não fosse bom, não virava.
Gostei do oportunismo em dizer que é de auto-ajuda só pra “vender pra burro”, hehehe… Mas não custa nada colocar um nome mais criativo, ou pelo menos provocativo.
Tipo colocar um subtÃtulo (pensei agora, é só um exemplo) – “Como Melhorar o Mundo em 10 Passos Fáceis (ou como deixar de ser otário e não encher o meu saco)”
(Nomes grandes são bem vindos, como o famoso “Tudo que você sempre quis saber de propaganda e ninguém teve paciência pra te explicar”.)
Mas sei lá, são só idéias… vou acompanhar o processo, gostei disso!
about 15 years ago
Pablo,
kkkk
rapaz, adorei seu subtÃtulo. Adorei mesmo. Diz exatamente o que eu quero dizer!
about 15 years ago
Gostei da ideia do Neto Lima, q tal alguma coisa tpw “Eu podia ta melhorando o mundo”???
about 15 years ago
Tenho uma ótima sugestão pra ser colocada no livro, pra melhorar o mundo não se deve sair 00:00 Hs jogando “jornalzinho” de igreja (Folha universal) na casa dos outros, e consequentemente atrapalhando o sossego alheio! Cara aconteceu(ta acontecendo) agora comigo! Dá nem pra acreditar! Tô puto da vida com isso! Dá até pra desconfiar das verdadeiras inteções: Evangelizar e manter a comunidade informada ou observar as residências (qual tem cães de guarda, quais tem cerca elétrica, segurança privada)e conicidentemente algumas em um futuro breve são alvos de assaltos?
about 15 years ago
O Silveira, põe assim ó: “Eu podia tá salvando..(mas to aqui consertando). Que tal?
about 15 years ago
oi silveira…
muito nobre a ideia de um livro para “tentar” consertar esse mundo…
faço parte daquela turma que axou seu blog “sem querer” e gostei tanto q resolvi ficar…li quase todos os seus posts…e o que eu mais aprecio é o humor com q vcs tratam os assuntos…
axo então que esse livro deveria ter essa linguagem,humor sarcastico,q só vcs tem…
se naum é capaz de seu livro virar aqueles manuais chatos de boas maneiras…concordo q o mundo ta precisando de umas boas palmadas,mas temos que falar a mesma lingua pra tentar fazer dar certo nao axa?..vamos seguir o exemplo de luis fernando verissimo né?
bjs
about 15 years ago
Olá!! Silveira e a todos
Cara achei o máximo seu blog, e adorei a idéia de escrever um livro que seja util para a humanidade..
exite uma teria chamada teoria do caos http://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_do_caos, onde tudo se relaciona entre si numa infinidade de variaveis que cada um tem e que pode ser mudada a todo momento transformando o universo, uma opinião sincera acho que o livro deveria ser algo tipo assim “se eu melhorar meu mundo…”
fica a idéia…
about 15 years ago
Como ninguém lê livro?! Eu leio… mas não de auto-ajuda. Mas como vc disse que esse não vais er de auto-ajuda, pode até ser que eu leia. Mas eu vou esperar ele ficar pronto primeiro porque esse negócio de livro na WEB onde vão soltando os capÃtulos aos poucos… não sei não. Vai que eu gosto e depois páram de colocar os capÃtulos e eu fico sem saber o final?! Ah, não… :-)))
about 15 years ago
Não tem nada de mais com o final Chris, não vai ter nada como quem matou a ThaÃs ou algo assim.
about 15 years ago
O titulo poderia ser entropia, não acho muito cabeção, apenas um pouco batido.
about 15 years ago
Livros são ótimos e quase sempre bem-vindos.
Web livros são baratos, rápidos, econonizam celulose e muitas vezes inventivos!
Quem gostou dessa idéia (como eu) pode gostar muito disso:
mojobooks.com.br
100% celulose free. Tbem para fãs de música.
about 14 years ago
ADOREII
COMO FAÇO PARA PARTICIPAR?
BJO
about 14 years ago
=D
about 14 years ago
@Georgia, a participação é através de comentários. Eu vou selecionar alguns posts do blog e agrupa-los em um livro mais tarde.
about 14 years ago
Eu estava pensando nesses conceitos atribuidos por vç,então vou dar uma opnião,o primeiro passo para esse -livro- ter um impacto soberbo e não ficticio é abordar por onde e pq o nosso mundo ficou nesse constrangimento tão inegavel. Ex1:queremos melhorar o mundo mais em épocas de eleiçao -nós- estamos em carriatas e gritando mais alto por um homem que pelo seu sorriso apenas esta se infiltrando na nossa própria ignorancia>pura imperfeição. Ex2:Enquanto muitos estão se especializando em seus estudos particulares acabam de se esquecer que la fora a criminalidade pode acabar com um simples sonho ou conceitos>Resumindo,sonhos de anos acaba se transaformando em um pesadelo mortal.Porém se quisesse mudar as coisas tudo teria seu fardo. Ex3:Para melhorar o mundo temos que melhorar a vida algo que um livro pesado e poderoso tem suas respostas,uma cronica?não uma biblia,um governo?nao,DEUS.Nesse caso vç pensaria deve ser um protestante^^ai e que vem o preconceito do homem que por sua vez tráz a desgraça do mundo. Se vc é rreal faz um favor?eu quero tirar duvidas liga pra mim:081 86252155.
about 13 years ago
Senhor dos Anéis,conta sim!
about 13 years ago
oche se o senhor dos aneis e HP não conta então não sobra quase nada né, eu achei bem legal isso aqui/fato eu tava pensando como eu faço pra deixar o meu blog parecido como esse aqui, tipo todos os blogs são bonitinhos e meu não
mas eu não sei como fazer pra ele ficar ao menos parecido/fato :/
about 5 years ago
I’ve been exploring for a little bit for any high-quality articles or weblog posts in this kind of house . Exploring in Yahoo I finally stumbled upon this web site. Studying this info So i’m happy to exhibit that I’ve an incredibly just right uncanny feeling I discovered exactly what I needed. I so much for sure will make certain to do not forget this website and provides it a look on a constant basis|regularly.
sverigetröja http://www.tailorandkelle.com/Sverige-fotbollstrojor-barn–p-872219.cfm