Dia das crianças está chegando e todos nós temos que lembrar que temos uma dívida com nossa infância. Temos sempre que lembrar: criança não gosta de roupa! A primeira coisa que toda criança faz quando pega um presente é apertar o pacote pra saber se é macio. Se é macio é roupa e se é roupa não tem graça.

E toda criança precisa de brinquedos senão elas vão procurar outras coisas para usar como brinquedos:

cachorro infeliz

Ou então:

o que aconteceu com os absorventes da mamãe

Nos próximos dias eu pretendo avaliar alguns brinquedos que eu tive (ou não) quando era criança e dar sugestões para você comprar para seu filho, sobrinho, irmãos ou até você. :DPara começar o Lego, um brinquedo que é de longe meu favorito e que eu recomendo fortemente, um grande estímulo a criatividade e a inteligência. Quando eu era pequeno eu era fascinado por Lego, só sosseguei quando ganhei meu primeiro Lego. Soseguei nada. Ficava juntando cada moedinha pra comprar um outro kit.

Isso nos leva para o segundo tópico, lego é caro. Caro pra caralho. Tem até outros brinquedos de montar que são mais baratos. Eu não sei como tá hoje mas na minha época eles não encaixavam direito, eram leves demais, cortavam a mão e até fediam (ok, eu sou um fanboy da Lego :P).

O massa do Lego são as infinitas formas de montar o mesmo kit. Você compra o balde de peças e pode fazer uma infinidade de coisas diferentes, ninguém vai te dizer o que você tem que fazer ou como você tem que brincar.

Algumas coisas que ela pode fazer com as peças:

sanduiche feito de lego
Se a criança for muito burrinha ela pode comer as peças

Servidor de lego
Você sabia que um dos primeiros servidores do Google tinha um gabinete feito de peças de encaixe como o Lego?.

M.C. Escher Relatividade feito de Lego
Sim obras de arte com Lego!

Mas os lego de hoje em dia estão esquisitos. A graça do lego é você poder montar o mesmo kit de várias maneiras diferentes. Eu vou numa loja de brinquedos e tem o lego harry potter, que vem tipo um castelo todo pronto e vários bonecos-personagens. Onde é que eles meteram a graça nisso? A criança termina de montar a coisa olha pro conjunto e dá um belo sorriso? Tira uma foto? É isso? Onde entra a criatividade?

Para que entendam do que eu estou falando, olha só esse boneco:

Lego Bionicle
Pesquise os preços de alguns legos dessa coleção. Buscapé.

Se é só um boneco que só dá pra montar de um jeito, então porque ele é um lego? Isso não faz o menor sentido.

Outro exemplo de Lego nonsense:

Ferrari feita de Lego
Custa uma barbaridade. Olhe o preço desse e outros carros da série Lego Racers. Buscapé.

Caraca, essa ferrari é a pior de todas. Pra que alguém vai criar uma Ferrari feita de lego, se não vai dar pra montar nenhuma outra coisa depois. Você paga uns dois salários mínimos no brinquedo só para ter um carrinho?

É por isso que a lego vai mal da pernas. Devia se focar só nos velhos kits simples de montar e que podem ser qualquer coisa. Aqueles baldão azul cheio de peça, aqueles sim são os melhores.

bônus: como é a fábrica do lego.

balde de legoSe você quer olhar os preços dos bons e velhos Lego oldscholl, dos mais variados preços, clique aqui. Buscapé.