A imagem do Boneco do Capitão Nascimento saiu daqui e correu a internet semana passada. Essa é uma versão do Capitão Nascimento um pouco melhorada:

Capitão Nascimento, resivado e ampliado
Ontem eu fui assistir ele no cinema. A prazer de se assistir um filme só é completo na tela grande, ainda mais um filme de ação.

Atendendo aos pedidos dos leitores ele agora vêm com:

  • Saco plástico: pra quando a porrada não adianta.
  • Cabo de vassoura: pra quando o saco plástico não adianta.
  • Remedinho: normal, não tem problema nenhum, todo mundo usa!

Mas calma, eu não vou querer ficar esticando a brincadeira. O que eu quero é levar ela adiante.

Capa do livro elite da tropaSe você já foi no cinema e está esperando o DVD sair, você pode ler um dos livros que inspiraram o filme. O Elite da Tropa, aproveite que ele está com um preço muito bom. Buscapé.

Quem lê o blog há algum tempo sabe que o conteúdo criado aqui está disponível sob uma licença Creative Commons a Atribuição-Compartilhamento pela mesma Licença, para mais detalhes veja ela completa aqui.

Mas liberar imagem é coisa pouca pra mim. A imagem é para a arte o binário do programação. A imagem é muito estática e difícil de ser alterada ou remixada. Melhor mesmo é o código-fonte de onde a imagem foi feita, que pode ser alterada para se construir outras imagens derivadas. É por isso que eu recomendo que se você quer fazer uma arte gráfica realmente livre, se libere também o código-fonte dessa arte.

No caso do Boneco do Capitão Nascimento, o arquivo XCF do Gimp. O Gimp é, grosso modo, um Photoshop livre, que você pode usar livremente sem custo de uso e pode ver, usar e alterar o código-fonte. O Gimp está disponível para Linux, Windows e Mac.

Kubuntu, editando o boneco do capitão nascimento

E o melhor de tudo, esse é livre e tem o código fonte aberto. Qualquer um pode baixar ele, o Gimp e fazer outro boneco do Tropa de Elite. Nesse arquivo do boneco, são 35 camadas de desenho sobrepostas para formar o desenho final. Dá pra fazer outros bonecos bem legais:

  • Neto: o aspirante pilhadão
  • André Matias: tapa na cara da burguesia.
  • Baiano: na cara não, pra não estragar o enterro!

Cada um com suas armas e frases personalizadas. Como eu não vou ter tempo para fazer esses outros, seria muito legal se alguém fizesse.

Download: capitao_nascimento_v2.xcf, 1.5 Mib

Wilber, o mascote do GIMPBons livros sobre Gimp são um ótimo começo. Eu realmente recomendo que você dê uma olhada nos preços de livros sobre o Gimp. Buscapé.