Eu Podia tá Matando no Campus Party

Houve hoje uma palestra muito interessante com o Demi Getschko, considerado o pai da Internet no Brasil. Ele mostrou um pouco da história da rede, os protocolos, os orgãos e as filosofias de liberdade e autonomia.


P2160034P2160029P2160028

P2160025

P2160024

P2160026

Essas e outras fotos estão no meu Flickr, inclusive alguns slides da palestra.No final da palestra houve uma seção de perguntas e eu perguntei porque o processo de obtenção de nomes .br é tão burocrático (pede-se muitos documentos para se obter um .com.br, por exemplo) enquanto que lá fora se consegue um nome .com, .org ou .net em questão de minutos.Ele rebateu que o processo não é burocrático e pediu para que eu conversasse com ele posteriormente sobre as dificuldades que eu encontrei.

Minha outra pergunta foi sobre o crescimento da China (com seu histórico de autoritarismo) dentro da Internet e se isso não colocará em risco as liberdades já adquiridas pela rede.

Getschko respondeu que essa é uma preocupação mas que, para ele, a China está aos poucos desistindo disso e que de toda forma a própria rede encontra e encontrará meios de subverter e tr

Sem dúvida uma das melhores palestras do Campus Party e uma grande satisfação pra mim conhece-lo.