Sem CNPJ e Sacos Plásticos
Você deve está aà pensando – um blog não serve pra nada. Provavelmente você está certo mas aqui e ali há exceções. Talvez não dê para mudar o mundo mas dá para influenciar algumas opiniões, fazer amigos e ganhar alguns trocados.
Várias pessoas me enviaram a notÃcia. Agora já não é mais exigido um CNPJ para registrar um domÃnio ponto-com-ponto-br.
E o kiko? – você se pergunta – kiko-tenho a ver com isso?
Para quem lê o blog a mais tempo lembra-se que esse foi um motivo de uma saudável discussão no Campus Party sobre praticidade versus semântica no registro de domÃnios no Brasil. A discussão saltou do nerdstock do Ibirapuera e veio parar aqui, nos comentários daquele post, contando inclusive com a presença do Demi Getschko, que com toda simplicidade dialogou com a comunidade. Eu gosto de acreditar que toda essa troca de idéias tenha colaborado com o processo. Muito obrigado ao Demi, ao registro.br e ao Cgi.br.
Mudando de assunto, ano passado eu declarei meu ódio aos sacos plásticos e engrossei o coro dos descontentes com a exacerbação plástica nos supermercados.
Imagem retirada do blog Conexão Ambiental.
Hoje, só para citar um exemplo, a rede Pão de Açucar já dispõe de uma alternativa sustentável às sacolas plásticas. São sacolas retornáveis que você pode comprar dentro do próprio super-mercado e além de estar evitando o uso muitas vezes desnecessário e impactante de uma sacola plástica ainda está ajudando a SOS Mata Atlântica (ou pelo menos eu acho que tá).
E não é só o Pão de Açucar. Hoje é difÃcil eu entrar em um super mercado que não ofereça uma solução similar. Quem não está oferecendo está perdendo dinheiro. Sim, porque soluções como essas além de ecologicamente sustentáveis também são economicamente viáveis. É uma solução ainda melhor do que proibir ou multar pelo uso de sacolas plásticas. Quem acha isso uma tremenda perda de tempo e dinheiro, não usa e pronto. Quem acha isso importante, usa uma sacolinha retornável e sai de sentindo o próprio capitão planeta – vai Planeta!
Quem sabe um dia veremos a abolição dos saches de catchup.
Comments are closed.
about 14 years ago
muito obrigado pela noticia do .com.br!
estou a meses esperando a liberação do meu cnpj pra poder comprar o dominio do meu site e essa noticia é mais do que bem vinda!
about 14 years ago
Terra! fogo! vento! água! coração!
droga… o poder do brasileiro era o mais tosco!
Silveiraaa! eu to fazendo o concurso pra descobrir o nerd mais nerd de toda a blogosfera! e acho q vc tem potencial!
enta lá…. faça o teste… e me informa os resultados! tem um premio legal (fora a bajulação de toda a blogosfera!)
http://culturautilinutil.blogspot.com/
abraços!
(o convite direto é só para os meus blogueiros preferidos… eupodiatamatando é febre aqui em casa…)
about 14 years ago
Olha o Silveira se garantindo!
Cara, aqui em casa eu já tentei lançar a idéia de eliminar sacos plásticos, mas fui rebatido com um contraponto que me convenceu: nós os usamos para o lixo.
Se fizéssemos as compras do supermercado sem sacos plásticos, terÃamos que comprar por fora os sacos do lixo. E como aqui tem um restaurante, então criamos uma quantidade considerável de lixo.
Afinal, parece que os sacos plásticos não são tão ruins assim. Agora sachês de catchup…
about 14 years ago
TaÃ! O lixo é um grande mal ao meio ambiente tbm! Pra onde vai o lixo das casas? Oq fazer com tanto lixo?
Os aterros sanitários são minimos e tem vida util baixa. No entanto, os lixões tem aos milhares e esses degradam a natureza de forma tal que ela demora décadas pra se recuperar!
Só algumas poucas cidades brasileiras praticam a coleta seletiva do lixo. O restante… nem liga.
Considero o lixo Muito pior q os sacos plasticos (q o envolvem)!
http://d–mentes.blogspot.com/
about 14 years ago
Comecei a fazer minha parte essa semana. Fui no mercado com uma mochila vazia e coloquei boa parte das compras nela. O papel higiênico não coube e veio na sacolinha mesmo.
Além de ecologicamente correto, foi bem mais fácil carregar o peso nas costas. Faltou uma sacola dessa de mão.
Fiquei com um pouco de vergonha, é verdade, e acabei não olhando em volta, então eu nem sei se alguém reparou. Devem ter reparado. Mas não tô nem aÃ.
E vc tem meu voto pra nerd mais nerd.
Ass: uma nerd assumida.
about 14 years ago
Oi silveira! valeu por ter participado! estamos masomenos na mesma qualificação nérdica! eheheue
eu só precisava que você postasse ou me mandasse a tabelinha com os resultados por e-mail pra eu poder definir os vencedores por área, fazer as estatÃsticas e tudo mais!
abraços!!
about 14 years ago
Hipocrisia!!
about 14 years ago
Aqui na Coreia, se quiser sacolinha plastica no mercado tem que pagar. O valor e’ irrisorio, mas nao sai de graca. Ou seja, todo mundo leva as suas proprias sacolas.
about 13 years ago
Chile, 1 de 3 grandes cadeias de supermercados utilizando sacos de plástico degradável e acho que algumas lojas estão usando sacos único gênero.
A mesma cadeia de supermercados (Cencosud) aplicado há 3 anos, um rótulo para placas acrÃlicas (em tinta) oferece preços e, portanto, não use papel e colaborar com o meio ambiente.
Stephens desenvolver uma base de água tinta não tóxica, não tolueno, resistente ao sol e chuva.
alguém tem o contato de pão com açúcar para fornecer Stephens tintas que são de excelente qualidade, preço, e não poluir
about 13 years ago
…no inicio era papel, depoÃs veio o plástico com sinônimo do q há d mais moderno, e agora querem abolir o plástico?! sem ganhar nadinha?! nem uns trocados… quem é q tá pagando pela SOLUÇÃO? há sim somos nós dnovo. porquê não voltamos para as d papel e eles que inventaram as d plásticos que rachem o prejuiso ao inveÃs d tentar fazer nos sentir culpados. valeuu!
about 11 years ago
U.u
about 11 years ago
a professora chega e diz meu filho quero um trabalho sobre sacolas plasticas e o perdrinho 2 semanas depois diz fessora fiz o trabalho do meio ambiente….a fesssora diz o que?a eu botei fogo na minha cas…e o que isso ajuda no meio ambiente?e que em vez de galhos para fazer a foguera eu usei sacolhinhas…
-.-’
about 11 years ago
Mencionei seu link no meu blog, sobre sacolinhas, não soubemos, ehehe-Poeta Gibim