Todos os Livros do Mundo
Quadrinhos de Darko Macan e Tihomir Celanovic. Traduzido a partir dessa tradução do Croata para o inglês.
Clique nas imagens para amplia-las.
Eu ainda tenho todos os meus livros do Julío Verne que eu li na infância. Se você não, procure aqui.
Comments are closed.
about 12 years ago
Por que é que quando todo mundo pensa em livros é na versão romântica que eles agregam apenas ficção? Nada se diz a respeito de livros maravilhosos de não-ficção como “O Mundo Assombrado Pelos Demônios” de Carl Sagan ou “O Gene Egoísta” de Richard Dawkins. Ou mesmo livros técnicos ou tratados como os Principia de Newton; são tidos como obras chatas que ninguém quer/deve ler?
Leitura é um instrumento maravilhosa, mas apenas um instrumento. Essa história é perigosa na medida em que se apóia em uma versão romântica *demais* da leitura em um tipo de mídia apenas – árvore morta (papel). Perigosa porque facilmente leva o leitor a pensar que caso o que ela propõe não seja verdadeiro, todo o valor da leitura também não o é.
O que é exatamente o caso aqui: a estória advoga leituras em árvore morta, mas é, ela mesma, uma leitura em formato digital. Quer maior contradição?
about 12 years ago
pow man! isso emociona :/ sacanagem o que aconteceu com o “livreiro” :///
about 12 years ago
Gosto muito dos livro que você citou, Patola. Contudo, hoje, eu vim aqui para falar de outra coisa. Gostei muito dos quadrinhos, Silveira. Muito mesmo. Vim até aqui por indicação de um bom e sensivel amigo para ver este post e me encantei com a história. História contada de uma forma tão sensível e bela e por uma arte pouco valorizada, mas capaz de tocar muito.
Obrigada. Amo livros, tanto os de ficão quanto de ciência. Amo bibliotecas, livrarias e sebos. Amo tocar livros, carregar livros, admirar livros, cheirar livros. E acima de tudo, amo ler livros.
Um abraço
about 12 years ago
pow ai muito interessante a historia…
acho que o personagem tornou-se livreiro depois que viu a importancia do livro … na qual ele chorou neh…
muito triste a historia..
about 12 years ago
Meu Deus Silveira, quase chorei…
about 12 years ago
Patola,conheço os livros que vc citou, e recomendo a todos, gostem de ler ou não (tá, sou biólogo e essa opinião é tendenciosa =D, mas são fantásticos de todo jeito), e até os enquadraria no contexto dessa história do livreiro, pq essa história, em um ponto de vista, mostra o caráter maravilhoso de ler! Quem não tem esse costume, ao ler esse tipo de historinha fantasiosa, talvez tenha o inpulso de pegar um livro, começar a ler e quem sabe se viciar! =) é essa a idéia!
Obviamente há vários angulos de visão dessa história, mas insisto que esta que disse é uma delas!
about 12 years ago
Olá Patola,
Concordando com o Welves, os livros que você citou são maravilhosos. Eu considero o “Mundo Assombrado” meu livro de cabeceira, mas não vejo uma distância tão grande do sentimento que tenho ao ler Carl Sagan ao relatado pelos personagens da HQ.
Como o Dawkins fala em um capítulo do Gene Egoísta, não lembro bem qual, a nossa inteligência pode ter partido da necessidade de simular o ambiente e tentar realizar previsões. No caso da ficção, há uma relação direta e notável, afinal é uma história com personagens e ambiente. Na minha opinião, o bom livro de não-ficção é aquele que propõe um diálogo ao leitor. Lendo Carl Sagan ou Dawkins, não me sinto um leitor passivo e apenas receptor. A cada frase, sou levado a discutir e indagar se realmente o que é apresentado tem sentido. Ao lembrar uma conversação/diálogo, a não-ficção pode influenciar a inteligência da mesma forma que a ficção, causando o mesmo encantamento e diversão.
Na minha humilde opinião, leitura de qualquer forma pode atingir objetivos comuns e igualmente maravilhosos.
about 12 years ago
Emocionante. Lembra até alguns contos de Borges. Parabéns e obrigado!
about 12 years ago
Lembra um conto do Borges realmente.
Gostei muito da estória.
about 12 years ago
Sensacional a história. Sem falsas ambições, emocionante.
about 12 years ago
Muito boa a estória, mostra qual significado pode assumir as coisa mais simples.
about 12 years ago
As coisas são tão importantes quanto a importância que damos a elas. O simples fato de dizer “todos menos um” faz com que as pessoas rapidamente se interessem por esse um que se destaca. Muito boa a história.
about 12 years ago
8 páginas são o bastante pra emocionar ^^
about 12 years ago
Olá Silveira,
É incrível como uma história tão curta pode ser tão rica. Obrigado pela disponibilização! Já foi para o Digg e para o Stumble Upon…
Um grande abraço e até mais.
about 12 years ago
Excelente.
about 11 years ago
Eu posso traduzir algumas tiras do inglês pra o português só que eu não sei como postá-los… Alguém poderia me ajudar???
about 11 years ago
uau, adorei, bem criativo.