Para viajar para fora do pais você precisa de um passaporte brasileiro. Este é um documento emitido pelo governo que atesta que você é brasileiro e requisita permissão para o detentor do passaporte cruzar a fronteira de um país estrangeiro. Para viagens para fora do Brasil o passaporte é obrigatório (exceto para países dentro do Mercosul).

De todos os passos que você precisa para viajar este além de ser obrigatório é um dos que você pode cumprir com maior antecedência , portanto eu recomendo que se você pretende cruzar as fronteiras você vá logo atrás de emitir seu passaporte.

brasil passaporte

A PF é muito organizada e facilita muito a vida do cidadão. Ao contrário de muitas instituições públicas que te mandam para alguma fila de 3 horas só pra depois dizer que faltou uma cópia de algum documento redundante e desnecessários que eles podiam ter dito logo no começo. Logo na parte de passaporte no site da polícia há todas as informações necessárias e o formulário para você começar seu processo. Você vai preencher seus dados, emitir e imprimir uma GRU (Guia de Recolhiumento da União) que você deve leva-la já paga na sua primeira visita junto com seus documentos. Essa visita será agendada no próprio site. Você só tem que ir no dia e hora marcada e você certamente será atendido na hora sem esperas. Se você fizer o processo direitinho só terá que fazer duas visitas a PF, a primeira para levar a GRU, tirar fotos, deixar os documentos, impressões digitais, etc (tudo digital), e a segunda só para pegar o passaporte. Essa segunda visita será no máximo uns 20 dias depois e nesse não é necessário agendar horário. É só para conferir se não tem nada de errado no seu documento e leva-lo pra casa.