The Big Lebowski
Faz um tempo que eu não escrevo sobre filmes aqui no blog e por outro lado esse último ano eu devo ter assistido uma média de um filme por dia, e também foi o ano que eu mais fui ao cinema. Pra isso tudo eu me fiz valar de muitas recomendações, listas e sugestões, daí a importância de se escrever resenhas. Por isso volto a escrever resenhas, seguindo as mesmas regras que eu já utilizava.
O filme que eu vou recomendar hoje é o The Big Lebowski. Havia uma thread num fórum chamada “Filmes fantásticos que você devia assistir” ou algo assim. Várias pessoas comentaram ótimos filmes que eu já tinha assistido. Até que alguém postou, sem dizer mais nada, somente “The Big Lebowski”. Fiquei curioso, como sempre dei uma rápida olhada na página da Wikipedia sobre o filme e então adicionei ele a minha longa lista de filmes que eu ainda vou assistir.
The Big Lebowski é um filme 1998 dos irmãos Coen, Joel Coen e Ethan Coen, o diretor de duas cabeças. Você deve conhecer eles do No Country for Old Men. Eu estou ainda descobrindo me deleitando com a obra deles, tenho assistido tudo que esses irmãos fizeram e tudo é ótimo. Pra falar deles seria necessários uma postagem em específico e para fazer isso serão necessários postagens de vários filmes deles, isso fica mais pra frente.
Jeffrey Lebowski (Jeff Bridges) é um cara que mora em Los Angeles, não gosta de trabalhar, ama boliche, maconha, é meio hippie e é conhecido simplesmente como “the dude” (algo como “O Cara”). A complexa trama começa quando ele se mete numa confusão ao ser confundido com um outro Lebowski e acaba envolvendo seu amigo veterano Walter Sobchak (John Goodman, “Fred Flintstone”) e Donny (meu esquisito favorito, Steve Buscemi). Seria um grande candidato a um clássico Seção da Tarde, estilo muita confusão, porém:
- A trama vai ficando enrolada, muito enrolada, mais enrolada do que um filme comum feito para a maioria das pessoas entenderem.
- A trilha sonora do filme é um espetáculo a parte. Além de ser boa parte original, são feitas inúmeras referencias. É um filme muito musical.
- Há várias tomadas loucas, oníricas, psicodélicas, absurdas e surreais. Uma delas é Gutterballs, um filme curta dentro filme.
- Há várias referencias políticas da época, Guerra do Vietnã, Guerra do Golfo e Saddam Hussein.
- Puta que pariu, como tem palavrão nesse filme.
- Diálogos. É daquele tipo de filme mágico, onde cada diálogo, por mais trivial e simples que seja tem um poder de se eternizar.
Ou seja, tudo que eu adoro num filme. O veredito, minha nota máxima, 5 de 5 schnauzers!
É sempre surpreendente ver um filme feito a mais de 10 anos atrás que deveria ser um clássico absoluto conhecido por todos mas que é bem pouco conhecido. O filme em si teve um orçamento de US$15 mi e inicialmente um apanhado bruto de US$ 17 mi, o que é bem decepcionante. Porém, anos mais tarde sua fama começou a se espalhar por boca a boca sobretudo pela Internet e hoje é um clássico cultuado e existe até um festival de adoração ao The Big Lebowski.
Poster de Tyler Stout.
O que faz todo, afinal, Lebowski não é um filme, não é um homem, é um estilo de vida.
Comments are closed.
about 10 years ago
a luta entre jeffrey e seus amigos contra os niilistas é memorável, um dos melhores não-momentos do cinema!
e jesus, o campeão de boliche?
walter, e sua obsessão em lembrar que no vietnã não havia regras?!?!
é neste tipo de aventura que os Coen se superam. sou muito mais um Arizona Nunca Mais ou O Grande Lebowski do que No Country For Old Man.
about 10 years ago
PQP
como alguem ainda não conhecia O Cara,
realmente nao eh um filme, eh um estilo de vida, e que estilo, ta precisando frequentar mais comunidades de cinema do orkut, algumas passam daquela coisa de so joguinhos
aqui vai outra dica:
http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=94253733
aproveite,
blown your mind
about 10 years ago
Tem uma comunidade no orkut que se chama “Hoje acordei meio Lebowski”, é genial!
É realmente um estilo de vida esse filme. Fico feliz que este filme foi visto por mais uma pessoa que captou a essência dele!
and nobody fucks with Jesus
about 10 years ago
De boa: parece chatíssimo.
about 10 years ago
Patola, assista.
about 10 years ago
Ok the dude!! rsrsr
é perfeito, assisti várias vezes, nunca me canso…
acho d+ e que pena que o filme nao teve uma renda boa!!
até adicionei a comunidade do amigo do comentario!
abs
about 10 years ago
Ok, assisti o filme ontem: engraçadíssimo!
Ri a beça das piadas, pq são piadas “não-comuns”…
Mas de boa: não é um filme a ser cultuado!
A trama é totalmente desnecessária!
*spoiler da qui pra baixo*
se o big lebowski queria sumir com a garota pq ele não deu um fora nela simplesmente?
Ela não era rica, nem nada, era só uma prostituta… a filha dele tbm nem gostava dela…
Largasse ela e ela eventualmente morreria, simples!
Outra: como os “raptores” sabiam a cor do esmalte dela?
E como “o cara” sacou no final q o lebowski armou tudo aquilo? Ele é meio hippie…fumava maconha! Os neorônios dele não tinham essa capacidade! XDD
*fim dos spoilers*
Na minha opinião, é um ótimo filme de comédia! Mas têm romances adolescentes com a trama mais coerente que a deste filme.
about 10 years ago
Aline, as respostas:
[spoilers]
1. O velho tava na merda. Aproveitou que a guria tinha sumido como desculpa pra “roubar” 1 milhão da Fundação da filha dele. Ele sabia que o Cara não ia recuperar a garota, por isso nem encheu muito o saco dele.
2. Os raptores sabiam a cor do esmalte porque um dos niilistas comia a menina (desmaiadão na piscina).
3. Ele “sacou” quando a filha do Big Lebowski falou que o velho tava na merda. Daí o motivo pra ele ter armado fuzuê pra recuperar a menina, mas não ter pedido a “mala” de volta quando a guria não foi “solta” pelos sequestradores.
A trama é bem coerente. Acho que você deu uma cochilada. xD
about 6 years ago
I’ve read some good stuff here. Definitely value bookmarking for revisiting. I wonder how a lot effort you place to make one of these fantastic informative website.