brinquedos e jogos: ontem e hoje
Jogos, brinquedos, videogames. Eu não considero estas como coisas exclusivamente de criança mas é nesse contexto que eu vou falar aqui hoje.
Eu posso não ter tido tudo que eu queria na minha infância mas eu tive a oportunidade de ter sempre brinquedos educativos adequados a minha idade. Eu destaco aqui só a título de curiosidade a lousa mágica (Etch-a-Sketch), o Pense Bem, Pequeno Construtor (bloquinhos de madeira pintados para montar cidade), Lego em meios a tantos outros. Longe de mim incitar aqui uma nostalgia ou saudosismo que tantas vezes leva a babaquices como “oh! no meu tempo era que era bom hoje essa molecada não sabe de nada”. Acho justamente o oposto. Da mesma maneira que meus pais dedicaram tempo e dinheiro com meus brinquedos os pais de hoje podem conseguir brinquedos ainda melhores e certamente dedicando até menos tempo e dinheiro.
Esses dias mesmo estava pensando sobre isso no metrô quando olhava pra uma criança dentro do carrinho de bebê jogando um vídeogame portátil para crianças. Pela idade dele eu já estaria impressionado por ele está brincando com um quebra-cabeça de plástico de três peças. Mas ele estava realmente jogando. Observando um pouco eu pude entender a lógica do jogo que envolvia animações e números. Ou seja, indo pra creche/escola ele já estava exercitando o lúdico, a inteligência e a criatividade. É só um dos muitos exemplos das possibilidades das possibilidades que a tecnologia pode trazer hoje. Não é tudo que é importante pra criança mas uma dessas coisas.
Outra possibilidade mais fácil e acessível são sites de jogos educativos.
O GamesEducativos.com por exemplo. Ele trás jogos educativos separados pro categorias e por idade adequada. Assim você pode escolher não só a modalidade do jogo mas também a faixa adequada para não gerar muita frustração. Eu gostei particularmente da parte de Geografia onde eu te desafio a acertar a localização dos países da América do Sul. Se você quer paz no mundo você deve querer uma política mundial justa e não dá pra chegar lá sem ao menos aprender onde estão os países no mapa. Teste seus conhecimentos de habilidades e se você tiver filhos, sobrinhos ou crianças por perto, abra pra ela essa porta também.
Este é um post patrocinado. Me pagaram 250 milhões de reais pra escrever isso. Se você estiver interessado posso fazer um valor mais em conta. Entre em contato com o setor comercial.
Comments are closed.
about 9 years ago
rsrs.
Gente falando sério…TROCA ESSE GRIF DA SEMANDA POW!
about 9 years ago
não é mais da semana não…Já é do MÊS!!se não for mais…se não me engano.
about 9 years ago
Muito pertinente o assunto, Silveira. Eu estou cansado de ouvir gente imbecil falando que videogame só serve para “deseducar” e “incitar à violência”.
Com certeza vou brincar com meu filho uns e outros joguinhos como esses que você citou.
about 9 years ago
Adorei esse site de games, show de bola!
about 9 years ago
sou feliz por ter vivo minha infância em outra época e ter aproveitado a vida da melhor maneira possível!
about 6 years ago
Fantastic site. A lot of useful information here.
I’m sending it to some buddies ans also sharing in delicious.
And obviously, thanks to your sweat!
about 6 years ago
Simply desire to say your article is as astounding.
The clarity in your post is just nice and i can assume you’re an expert on this subject.
Well with your permission let me to grab your feed to keep up to date
with forthcoming post. Thanks a million and please carry on the gratifying work.